Água, conhecimento e ação local

cartilha como instrumento de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15514

Palavras-chave:

Crise hídrica, Educação ambiental, Pesqueira-PE, Responsabilidade social

Resumo

A conscientização contextual sobre o manejo hídrico é uma oportunidade para reflexão sobre o papel que todos têm na manutenção deste recurso vital, de forma quantitativa e qualitativa. A pesquisa teve como objetivo elaborar uma cartilha sobre a utilização da água de maneira sustentável no município de Pesqueira/PE. A construção deste objeto educacional seguiu duas etapas: (i) levantamentos bibliográficos e documentais que relacionava a temática água nas esferas educativa, cidadã e ambiental, e (ii) pesquisa exploratória sobre os reservatórios de abastecimento de água no município. A audiência deste objeto foram os atores do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. Ao final, a cartilha foi validada como um instrumento de aprendizagem, pois serviu de um elemento paradidático mediador do conhecimento no contexto educacional.

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Biografia do Autor

Maciara Gomes Leite da Silva , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Bióloga (Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde, FAFOPA)

Mestra em Ensino das Ciências Ambientais (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB)

Técnica em Assuntos Educacionais (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira)

Professora de Educação Básica (Estado de Pernambuco)

Valéria Sandra de Oliveira Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM)

Mestra em Fitossanidade pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutora em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientias (PROFCIAMB)

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Publicado

24.05.2021

Como Citar

Gomes Leite da Silva , M. ., & Sandra de Oliveira Costa, V. . (2021). Água, conhecimento e ação local: cartilha como instrumento de aprendizagem. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(Especial), 1–19. https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15514

Edição

Seção

Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental