Água, conhecimento e ação local
cartilha como instrumento de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15514Keywords:
Crise hídrica, Educação ambiental, Pesqueira-PE, Responsabilidade socialAbstract
A conscientização contextual sobre o manejo hídrico é uma oportunidade para reflexão sobre o papel que todos têm na manutenção deste recurso vital, de forma quantitativa e qualitativa. A pesquisa teve como objetivo elaborar uma cartilha sobre a utilização da água de maneira sustentável no município de Pesqueira/PE. A construção deste objeto educacional seguiu duas etapas: (i) levantamentos bibliográficos e documentais que relacionava a temática água nas esferas educativa, cidadã e ambiental, e (ii) pesquisa exploratória sobre os reservatórios de abastecimento de água no município. A audiência deste objeto foram os atores do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. Ao final, a cartilha foi validada como um instrumento de aprendizagem, pois serviu de um elemento paradidático mediador do conhecimento no contexto educacional.
Downloads
References
APAC. Monitoramento hidrológico. 2018. Disponível em: http://www.apac.pe.gov.br/monitoramento/. Acesso em: 11 out. 2018.
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
BERNARDES, M. B. J. Água, seiva da vida: uma experiência de Educação Ambiental. In: Encontro de Geógrafos da América Latina, 12., 2009. Anais... [...]. Montevideo, 2009.
Brasil. Lei nº 9.795, de 27 de abril de1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999.
BRASIL. Lei no 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 8 jan. 1997.
CASTILHO, C. J. M. Diferente prática pedagógica (da geografia), diferentes experiências de vida na sociedade. Revista Movimento Sociais e Dinâmicas Espaciais, Recife, v. 4, n. 2, p.11-27, 2015.
CBHSF. Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. Produto 2 - Diagnóstico da situação de saneamento básico de Pesqueira/PE. v. I, 2015. Disponível em:
http://cbhsaofrancisco.org.br/wp-content/uploads/2015/03/P2-Pesqueira-03-06-2015.pdf . Acesso em: 10 dez. 2017.
IBGE. Características gerais dos indígenas. 2010b. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/95/cd_2010_indigenas_universo.pdf. Acesso em: 20 out. 2018.
IBGE. Censo demográfico 2010. 2010a. Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br. Acesso em: 10 jun. 2017.
IBGE. Estimativas populacional/2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas- novoportal/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?=&t=resultados. Acesso em: 10 set. 2018.
FARIAS, C. R. O.; SILVA, R.; CAVALCANTI, E. R.; SANTANA, R. E.; OLIVEIRA NETO, M. S. A Experiência de produção de cartilhas autorais de educação ambiental nas escola. In: BRAGA, R. (ed.). Águas de areias. Recife: ANE, 2016. p. 277- 303.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
ONU. Programa da Década da Água da ONU-Água sobre Advocacia e Comunicação (UNW-DPAC). O direito humano à água e saneamento: comunicado aos media. 2010. Disponível em: http://www.un.org/waterforlifedecade/pdf/human_right_to_water_and_sanitation_media_brief_por.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.
PICCOLI, A. S.; KLIGERMAN, D. C.; COHEN, S. C.; ASSUMPÇÃO, R. F. A Educação Ambiental como estratégia de mobilização social para o enfrentamento da escassez de água. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, p. 797-808, 2016.
PIZANNI, A.; RIOLO, V. A multimodalidade contribuindo e influenciando no processo de letramento do gênero cartilha. In: Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro, v.17, n. 1, p. 103-115, 2013.
SILVA, M. G. L.; CASTILHO, C. J. M.; COSTA, V. S. O. Águas de Pesqueira: conhecer para conservar. Olinda: Livro Rápido, 2019.
UYENO, M. T.; GUIZELINI, A. A.; OKAWA, C. M. P. Elaboração de cartilha ambiental como subsídio para sensibilização de público infanto-juvenil. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 19, p. 19 -29, 2015. Edição especial.
UNESCO. A Ciência e a Cultura. Programa de Avaliação Mundial da Água das Nações Unidas. Relatório mundial das Nações Unidas sobre desenvolvimento dos recursos hídricos: água para um mundo sustentável. Sumário Executivo. 2015. Disponível em:
http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/SC/images/WWDR2015Executi veSummary_POR_web.pdf. Acesso em: 17 nov. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).