Um estudo do consumo de água no ambiente escolar e propostas de intervenções artísticas, para uma sensibilização lúdica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15621

Palavras-chave:

Percepção escolar. Uso da Água. Ferramentas lúdicas

Resumo

Estudos demonstram que formas mais eficiente de construção do ambiente escolar, deve considerar recursos lúdicos e desvencilhados do livro didático e da tradicional aula expositiva. Inserido nesse contexto, o presente trabalho se propôs a, através de diferentes intervenções artísticas, contribuir com a percepção sobre o uso racional da água, no ambiente escolar. Esta pesquisa realizada no Colégio Georgina de Mello, Feira de Santana – Ba, foram divididas em3 (três) etapas: 1) Fase diagnóstica, que analisou a comunidade e a percepção a respeito de locais com maior uso de água, existência de vazamentos, possíveis ações de redução de uso, e ainda a responsabilidade da gestão do uso, com eficiência, 2) As intervenções artísticas e 3) Diagnóstico, pós- intervenção. Conclui-se que o processo educativo baseado em intervenções artísticas demonstrou novas percepções, além de contar com a participação ativa da comunidade escolar, agregando-a, e permitindo a ampliação do entendimento e importância de todos os atores escolares no controle e gestão do uso da água, no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Alessandro Oliveira Andrade, Secretaria de Educação do estado da Bahia

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2003) e Mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2021). Atualmente é professor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Consultor Ambiental da Empresa Ambiental Brasil Consultoria e Treinamento Ltda

Carlos Eduardo Veiga de Carvalho, Universidade Estadual do Norte Fluminense

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1992), doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1997), Pós-Doutorado no Leibniz Center for Tropical Marine Ecology (2010). Atualmente é Professor Associado 1 da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: metais pesados, peixe, contaminação, mercúrio e lagoas

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Publicado

24.05.2021

Como Citar

Bomfim de Jesus, T., Oliveira Andrade, A. ., & Veiga de Carvalho, C. E. . (2021). Um estudo do consumo de água no ambiente escolar e propostas de intervenções artísticas, para uma sensibilização lúdica. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(Especial), 1–17. https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15621

Edição

Seção

Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental