Moda compartilhada como instrumento de Educação Ambiental para o consumo suficiente
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v11.19906Palavras-chave:
Educação Ambiental, Moda compartilhada, Consumo suficiente, Aluguel de roupas, SustentabilidadeResumo
Neste estudo, destaca-se a evolução do conceito e prática de sustentabilidade, os benefícios que a moda compartilhada de vestuário, aluguel de roupas, podem alcançar para atingir sustentabilidade na moda, para que ela se torne um meio de educação para o consumo suficiente. Aliar a Educação Ambiental no comércio de aluguel de roupas, a sociedade leiga no aspecto de sustentabilidade verá além do benefício econômico, agregará consciência e sensibilização, subsidiando ações e escolhas futuras. Este estudo diagnosticou as estratégias de comunicação dos empreendimentos de moda compartilhada – aluguel de roupas para Educação Ambiental para o consumo suficiente e verificar como as estratégias de comunicação destes empreendimentos na cidade de São Paulo podem alcançar seu potencial para Educação Ambiental para o consumo suficiente. Os objetivos foram alcançados através de revisão da literatura, levantamento de dados no Munícipio de São Paulo e visita nas redes sociais que representam o setor.
Downloads
Referências
ABRAFESTA. – ASSOCIAÇÃO BRASIKEIRA DE EVENTIS. O Mercado de Eventos: indicadores sobre a oferta e a demanda. Relatório Institucional, 2017.
BARBOSA, Mariana Monteiro de Souza.; BARROS, Simone. Sustentabilidade na Economia Compartilhada de Moda. Anais do I Congresso Internacional de Sustentabilidade em Têxtil e Moda - Sustexmoda EACH-USP 2019. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/336115890_Sustentabilidade_na_Economia_Compartilhada_de_Moda>. Acesso em:11 ago.2020.
BOTSMAN, Rachel. The Sharing Economy: Dictionary of Commonly Used Terms. Rachel Botsman 2015.
CALDAS, Antônio. Cinco utilidades de Google Maps para análise de dados IBPAD - Instituto Brasileiro de Pesquisa e análise de dados. 15 out. 2020. Disponível em: <https://www.ibpad.com.br/blog/cinco-utilidades-google-maps-para-analise-de-dados/>. Acesso em: 29 de mar. 2022.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental Critica: Nomes e endereçamentos da Educação. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (Coord.). Identidades da Educação Ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente - Diretoria de Educação Ambiental, 2004, pp.13-24.
DAGOSTIM, Jussara. Armário Coletivo: Comunicar para sustentar. 2021. 120p. Tese (Mestrado Moda) Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação Profissional em Design de Vestuário e Moda - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
DIAS, Bárbara de Castro.; BOMFIM, Alexandre Maia do. A “teoria do fazer” em Educação Ambiental Crítica: uma reflexão construída em contraposição à Educação Ambiental Conservadora. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Em Ciências, v. 8, 2011.
DOIN, Tatiana Aparecida Ferreira. Desvendando a metamorfose da economia do compartilhamento: uma revisão sistemática de literatura para a proposição de um framework integrativo. 2019. 190 f Tese (Doutorado em Administração) Núcleo de Pós-Graduação em Administração- Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2019.
DOMINGUES, Izabela; MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de ativismo. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2018.
FASHION REVOLUTION. The 2 Euro T-Shirt: A Social Experiment. YouTube. 23 abr. 2015. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=KfANs2y_frk>. Acesso em:25 set. 2021.
FEIL, Alexandre André; SCHRIEBER, Dusan Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cad. EBAPE>BR, v. 14, n° 3, Artigo 7, Rio de Janeiro, Jul,/Set.2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395157473
FURRIELA, Rachel Biderman. Educação para o consumo sustentável. Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente: Programa conheça a educação do Cibec/Inep – MEC/SEF/COEA, 2011.
GARCIA, Paulo Junior Debom. Sob o império da aparência: moda e imagem na França de Luis Napoleão Bonaparte (1848-1870). 2015. 270p. Tese (Doutorado em História Politica), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <https://www.bdtd.uerj.br:8443/ handle/1/13035#preview-link0> Acesso: em 02 jun. 2022.
GOOGLE INC. Visão geral da empresa, 2014, Disponível em:<http://www.google.com.br/about/company/> . Acesso em 28 abr. 2022.
GUIMARÂES, Mauro. Educação Ambiental Critica. In: LAYRARGUES, Philipe Pomier. (coord.). Identidades da Educação Ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente - Diretoria de Educação Ambiental, 2004, pp.25-34, 156 p.
IDEIA CIRCULAR. Como a economia compartilhada contribui para a economia circular? 2018. Disponível em: <https://www.ideiacircular.com/como-a-economia-compartilhada-contribui-para-a-economia-circular/>. Acesso em: 19 out. 2022.
KAZAZIAN, Thierry. (Org.) Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. Tradução de Eric Roland Rene Heneault. São Paulo: Editora Senac, 2005.
LEGNAIOLI, Stella. O que é slow fashion e por que adotar essa moda?. Portal eCycle, 02 jul 2017. [S.I.]. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/5950-slow-fashion.html.> Acesso em: 24 de jul. de 2020.
LEITÃO, Alexandra. Economia circular: uma nova filosofia de gestão para o séc. XXI. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting, v.1, n.2, 2015, p. 150-171
LEYMANN, Johanna. Roupa mais sustentável é a usada`. ECOA uol, São Paulo. 2022. Disponível em: <https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2022/03/18/roupa-mais-sustentavel-e-a-usada-diz-sueca-especialista-em-slow-fashion.htm>. Acesso em: 18 de mar. 2022.
LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efémero: a Moda e seu destino nas sociedades modernas. Alfragide, Portugal: Publicações Dom Quixote, 1989.
LIPOVETSKY, Gilles. O Luxo Eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
MATOS, Olgária Chain Féres. Benjaminianas: cultura capitalista e fetichismo contemporâneo. São Paulo: Editora UNESP, 2010. 302p.
MIRANDA, Ana Paula. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
PEREIRA, Ludmily da Silva.; PAMBOUKIAN Sérgio Vicente Denser. Utilização de ferramentas e serviços google para o desenvolvimento de projetos de engenharia, arquitetura e urbanismo. 2014. Disponível em: <https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/62/ARQUIVOS/PUBLIC/user_upload/_imported/fileadmin/LABGEO/Trabalhos/2014/Projeto_-_Utilizacao_de_ferramentas_e_servicos_Google_para_o_desenvolvimento_de_Projetos_de_Engenharia__Arquitetura_e_Urbanismo.pdf>. Acesso em 30 de abr. 2022.
PEREZ, Iana Uliana.; SANTOS, Aguinaldo. Lacunas de pesquisa em Design de Moda para a sua sustentabilidade em sua dimensão ambiental. Blucher Design Proceedings. v. 2, n. 9, nov. 2016. p. 1987-1998. DOI: https://doi.org/10.5151/despro-ped2016-0169
PRADO, Luís André do; BRAGA, João. História da Moda no Brasil: das influências às autorreferências. São Paulo: Disal Editora, 2019.
SANDRESCHI, Luiza de Castro Carvalho. Brechó: Modelo de negócio de Moda vertente da Economia Circular. 2021. 63 f. Monografia (Tecnólogo em Design de Moda), Tecnologia em Design de Moda – USSC: Florianópolis, 2021. Disponível em <https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/14018/1/TCC%20-%20Luiza%20Sandreschi%20-%202021.1.pdf>. Acesso em 26 out.2021.
SANTOS, Aguinaldo dos. Níveis de maturidade do design sustentável na dimensão ambiental. In: Escola de Design - UEMG. (Org.). Caderno de Estudos Avançados em Design. 1 ed. Belo Horizonte: Santa Clara, 2009, v. 3, p.
SEBRAE. Comércio de usados cresce 48,5% na pandemia. ASN – Agência Sebrae de noticiais. 8, nov. 2021. Disponível em: <http://ali.sebrae.com.br/sites/asn/uf/ NA/comercio-de-usados-cresce-485-na-pandemia,ffe9b6e1585cb710Vgn VCM100000d701210aRCRD>. Acesso em: 20 set.2021.
SEBRAE. Conheça as vantagens da economia colaborativa. Cooperação - Aliança 3, abr. 2017. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigoshome/economia-colaborativa-a-tendencia-que-esta-mudando-o-mercado,49115f4cc443b510VgnVCM1000004c00210aRCRD> Acesso: 20 set. 2021.
SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor: comprando, possuindo e sendo. 7° ed. São Paulo, 2008.
TÓDERO, Mirele; MACKE, Janaina.; BIASUZ, Tamiris Sluminski. O consumo consciente a sua ralação com as ações de responsabilidade social empresarial. Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 158-175, jan./abr., 2011. DOI: https://doi.org/10.24857/rgsa.v5i1.284
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Sergipana de Educação Ambiental
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).