Moda compartilhada como instrumento de Educação Ambiental para o consumo suficiente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v11.19906

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Moda compartilhada, Consumo suficiente, Aluguel de roupas, Sustentabilidade

Resumo

Neste estudo, destaca-se a evolução do conceito e prática de sustentabilidade, os benefícios que a moda compartilhada de vestuário, aluguel de roupas, podem alcançar para atingir sustentabilidade na moda, para que ela se torne um meio de educação para o consumo suficiente. Aliar a Educação Ambiental no comércio de aluguel de roupas, a sociedade leiga no aspecto de sustentabilidade verá além do benefício econômico, agregará consciência e sensibilização, subsidiando ações e escolhas futuras. Este estudo diagnosticou as estratégias de comunicação dos empreendimentos de moda compartilhada – aluguel de roupas para Educação Ambiental para o consumo suficiente e verificar como as estratégias de comunicação destes empreendimentos na cidade de São Paulo podem alcançar seu potencial para Educação Ambiental para o consumo suficiente. Os objetivos foram alcançados através de revisão da literatura, levantamento de dados no Munícipio de São Paulo e visita nas redes sociais que representam o setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAFESTA. – ASSOCIAÇÃO BRASIKEIRA DE EVENTIS. O Mercado de Eventos: indicadores sobre a oferta e a demanda. Relatório Institucional, 2017.

BARBOSA, Mariana Monteiro de Souza.; BARROS, Simone. Sustentabilidade na Economia Compartilhada de Moda. Anais do I Congresso Internacional de Sustentabilidade em Têxtil e Moda - Sustexmoda EACH-USP 2019. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/336115890_Sustentabilidade_na_Economia_Compartilhada_de_Moda>. Acesso em:11 ago.2020.

BOTSMAN, Rachel. The Sharing Economy: Dictionary of Commonly Used Terms. Rachel Botsman 2015.

CALDAS, Antônio. Cinco utilidades de Google Maps para análise de dados IBPAD - Instituto Brasileiro de Pesquisa e análise de dados. 15 out. 2020. Disponível em: <https://www.ibpad.com.br/blog/cinco-utilidades-google-maps-para-analise-de-dados/>. Acesso em: 29 de mar. 2022.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental Critica: Nomes e endereçamentos da Educação. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (Coord.). Identidades da Educação Ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente - Diretoria de Educação Ambiental, 2004, pp.13-24.

DAGOSTIM, Jussara. Armário Coletivo: Comunicar para sustentar. 2021. 120p. Tese (Mestrado Moda) Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação Profissional em Design de Vestuário e Moda - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

DIAS, Bárbara de Castro.; BOMFIM, Alexandre Maia do. A “teoria do fazer” em Educação Ambiental Crítica: uma reflexão construída em contraposição à Educação Ambiental Conservadora. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Em Ciências, v. 8, 2011.

DOIN, Tatiana Aparecida Ferreira. Desvendando a metamorfose da economia do compartilhamento: uma revisão sistemática de literatura para a proposição de um framework integrativo. 2019. 190 f Tese (Doutorado em Administração) Núcleo de Pós-Graduação em Administração- Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2019.

DOMINGUES, Izabela; MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de ativismo. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2018.

FASHION REVOLUTION. The 2 Euro T-Shirt: A Social Experiment. YouTube. 23 abr. 2015. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=KfANs2y_frk>. Acesso em:25 set. 2021.

FEIL, Alexandre André; SCHRIEBER, Dusan Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cad. EBAPE>BR, v. 14, n° 3, Artigo 7, Rio de Janeiro, Jul,/Set.2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395157473

FURRIELA, Rachel Biderman. Educação para o consumo sustentável. Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente: Programa conheça a educação do Cibec/Inep – MEC/SEF/COEA, 2011.

GARCIA, Paulo Junior Debom. Sob o império da aparência: moda e imagem na França de Luis Napoleão Bonaparte (1848-1870). 2015. 270p. Tese (Doutorado em História Politica), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <https://www.bdtd.uerj.br:8443/ handle/1/13035#preview-link0> Acesso: em 02 jun. 2022.

GOOGLE INC. Visão geral da empresa, 2014, Disponível em:<http://www.google.com.br/about/company/> . Acesso em 28 abr. 2022.

GUIMARÂES, Mauro. Educação Ambiental Critica. In: LAYRARGUES, Philipe Pomier. (coord.). Identidades da Educação Ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente - Diretoria de Educação Ambiental, 2004, pp.25-34, 156 p.

IDEIA CIRCULAR. Como a economia compartilhada contribui para a economia circular? 2018. Disponível em: <https://www.ideiacircular.com/como-a-economia-compartilhada-contribui-para-a-economia-circular/>. Acesso em: 19 out. 2022.

KAZAZIAN, Thierry. (Org.) Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. Tradução de Eric Roland Rene Heneault. São Paulo: Editora Senac, 2005.

LEGNAIOLI, Stella. O que é slow fashion e por que adotar essa moda?. Portal eCycle, 02 jul 2017. [S.I.]. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/5950-slow-fashion.html.> Acesso em: 24 de jul. de 2020.

LEITÃO, Alexandra. Economia circular: uma nova filosofia de gestão para o séc. XXI. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting, v.1, n.2, 2015, p. 150-171

LEYMANN, Johanna. Roupa mais sustentável é a usada`. ECOA uol, São Paulo. 2022. Disponível em: <https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2022/03/18/roupa-mais-sustentavel-e-a-usada-diz-sueca-especialista-em-slow-fashion.htm>. Acesso em: 18 de mar. 2022.

LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efémero: a Moda e seu destino nas sociedades modernas. Alfragide, Portugal: Publicações Dom Quixote, 1989.

LIPOVETSKY, Gilles. O Luxo Eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

MATOS, Olgária Chain Féres. Benjaminianas: cultura capitalista e fetichismo contemporâneo. São Paulo: Editora UNESP, 2010. 302p.

MIRANDA, Ana Paula. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

PEREIRA, Ludmily da Silva.; PAMBOUKIAN Sérgio Vicente Denser. Utilização de ferramentas e serviços google para o desenvolvimento de projetos de engenharia, arquitetura e urbanismo. 2014. Disponível em: <https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/62/ARQUIVOS/PUBLIC/user_upload/_imported/fileadmin/LABGEO/Trabalhos/2014/Projeto_-_Utilizacao_de_ferramentas_e_servicos_Google_para_o_desenvolvimento_de_Projetos_de_Engenharia__Arquitetura_e_Urbanismo.pdf>. Acesso em 30 de abr. 2022.

PEREZ, Iana Uliana.; SANTOS, Aguinaldo. Lacunas de pesquisa em Design de Moda para a sua sustentabilidade em sua dimensão ambiental. Blucher Design Proceedings. v. 2, n. 9, nov. 2016. p. 1987-1998. DOI: https://doi.org/10.5151/despro-ped2016-0169

PRADO, Luís André do; BRAGA, João. História da Moda no Brasil: das influências às autorreferências. São Paulo: Disal Editora, 2019.

SANDRESCHI, Luiza de Castro Carvalho. Brechó: Modelo de negócio de Moda vertente da Economia Circular. 2021. 63 f. Monografia (Tecnólogo em Design de Moda), Tecnologia em Design de Moda – USSC: Florianópolis, 2021. Disponível em <https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/14018/1/TCC%20-%20Luiza%20Sandreschi%20-%202021.1.pdf>. Acesso em 26 out.2021.

SANTOS, Aguinaldo dos. Níveis de maturidade do design sustentável na dimensão ambiental. In: Escola de Design - UEMG. (Org.). Caderno de Estudos Avançados em Design. 1 ed. Belo Horizonte: Santa Clara, 2009, v. 3, p.

SEBRAE. Comércio de usados cresce 48,5% na pandemia. ASN – Agência Sebrae de noticiais. 8, nov. 2021. Disponível em: <http://ali.sebrae.com.br/sites/asn/uf/ NA/comercio-de-usados-cresce-485-na-pandemia,ffe9b6e1585cb710Vgn VCM100000d701210aRCRD>. Acesso em: 20 set.2021.

SEBRAE. Conheça as vantagens da economia colaborativa. Cooperação - Aliança 3, abr. 2017. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigoshome/economia-colaborativa-a-tendencia-que-esta-mudando-o-mercado,49115f4cc443b510VgnVCM1000004c00210aRCRD> Acesso: 20 set. 2021.

SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor: comprando, possuindo e sendo. 7° ed. São Paulo, 2008.

TÓDERO, Mirele; MACKE, Janaina.; BIASUZ, Tamiris Sluminski. O consumo consciente a sua ralação com as ações de responsabilidade social empresarial. Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 158-175, jan./abr., 2011. DOI: https://doi.org/10.24857/rgsa.v5i1.284

Downloads

Publicado

17.05.2024

Como Citar

Secco, A. P. L., & Neiman, Z. (2024). Moda compartilhada como instrumento de Educação Ambiental para o consumo suficiente. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 11, 1–45. https://doi.org/10.47401/revisea.v11.19906

Edição

Seção

Fluxo contínuo