Percepção de professores sobre a prática pedagógica nas Hortas Escolares em tempos de crise climática

um Estado da Questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v12.21619

Palavras-chave:

Agroecologia, Crise climática, Educação Ambiental, Estado da questão, Hortas Escolares

Resumo

A era chamada de Capitaloceno se desdobra em diferentes crises contemporâneas, sendo a climática uma de grande alerta devido ao seu caráter global e de alto impacto na vida humana. As mudanças climáticas têm origem antropogênica e já são responsáveis por diferentes eventos climáticos extremos, alterações na biodiversidade mundial e pela exposição de milhares de indivíduos a inseguranças sociais, econômicas e ecológicas. As cadeias alimentares capitalistas no Brasil correspondem à principal área geradora de gases do efeito estufa e devem ser o foco quando se fala na mitigação e na adaptação da crise climática. A educação ambiental se torna, portanto, uma importante aliada na introdução desses tópicos no meio escolar por intermédio dos professores, sendo as hortas escolares agroecológicas uma ferramenta imprescindível para a formação de uma nova geração preocupada e atuante. Nessa senda, este trabalho busca realizar um Estado da Questão em busca de publicações que reflitam acerca da percepção dos docentes sobre o uso das hortas escolares agroecológicas como forma de ensino referente às mudanças climáticas. Mediante a busca em diversas bases de dados, contatou-se uma lacuna de pesquisa sobre tal tópico tão importante para o desenvolvimento de formações e políticas públicas, dado que, apesar de haver um consenso na relevância do uso das hortas escolares como formação científica, promoção de hábitos saudáveis e espaço lúdico, não há uma correlação direta entre a produção agrícola e a crise climática.

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Biografia do Autor

Felipe Szymuda dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Design Educacional pela PUC/PR. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação de Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Grupo de pesquisa em Educação Ambiental e cultura da sustentabilidade (GPEACS/UFPR)

Marilia Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná

Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista Produtividade PQ2-CNPq. DOUTORA em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2002-2006). A tese recebeu o Prêmio Extraodinário de Doutorado da Universidade de Santiago de Compostela. Realizou ESTÁGIO DE DOUTORADO (2003) na Université de MONTRÉAL sob orientação do Prof. Maurice Tardif . PÓS-DOUTORADO (2007) no Grupo SEPA-Interea da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); PÓS-DOUTORADO (2008) no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG); e, PÓS-DOUTORADO (2017/18) na Universidade do Québec em Montreal (Montreal/Canadá) UQAM. ESTÁGIO DE CAPACITAÇÃO (Programa PRINT/UFPR) na Universidade de Sevilha (junho a agosto de 2022). GRADUAÇÃO em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1989), ESPECIALIZAÇAO em Supervisão Escolar (1994) e MESTRADO em Educação Ambiental (2001) pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (Diretório de Grupos do CNPq). É diretora Científica da Coleção: Educação Ambiental - Fundamentos, Políticas, Pesquisa e Práticas da Editora Appris. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR (Conceito 6) - Gestão 2019-2020. Na avaliação deste período - quadriênio 2017/2020 - o Programa subiu para o conceito 7. Participou do processo de elaboração da proposta e implementação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino - Gestão 2013-2017. Na avaliação do quadriênio 2013/2016 o Programa subiu para o conceito 4. Foi vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Gestão 2016-2017). É pesquisadora associada do "Centre de Recherche en Éducation et formation relatives à l'environnement et à l'écocitoyenneté" da Universidade do Quebéc em Montreal (Canadá). É membro da equipe Internacional do Projeto RESCLIMA, liderado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Membro da Associação Norte-Americana de Educação Ambiental (North American Association for Environmental Education - NAAEE). É membro do OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONEA) em Portugal, atuando na Comissão Científica. É coodenadora adjunta da Rede Lusófona de Educação Ambiental (2023-2025). Coordenou a XI Reunião Científica Regional da ANPEd (24 a 27 de julho de 2016) e o XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (17 a 19 de maio de 2017). Possui experiência em pesquisa e docência em universidades brasileiras e espanholas na área da Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, educação ambiental, formação/ação docente e práticas pedagógicas. Atuou durante 8 anos (1993-2001) como supervisora de estágios do curso de Magistério do Instituto de Educação Juvenal Muller (Rio Grande/RS). Atuou durante 14 anos (1987-2001) como professora dos Anos Iniciais da Educação Básica das redes públicas estadual e municipal nas cidades de Rio Grande/RS e São José do Norte/RS. Prestou assessoria pedagógica aos Municípios de Tavira e Loulé (Algarve/Portugal) no ano de 2007. Coordenou o curso de Pós-Graduação em Educação Socioambiental no período 2008-2009 na Universidade Feevale. Atua como avaliadora de cursos superiores em modalidade presencial e EaD pelo INEP desde 2010 (PORTARIA N 1.137, DE 10/09/10). Autora de livros, artigos, capítulos de livros e resumos no campo da Educação Ambiental e das políticas de formação de professores.

Kylyan Marc Bisquert I PEREZ, Universidade de Santiago de Compostela

Graduado em Educação Social e Doutor em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC) e Mestre em Cultura de Paz - Conflitos, Educação e Direitos Humanos - pela Universidade de Córdoba. Atualmente, está desenvolvendo sua tese de doutorado sobre a dimensão socioeducativa do movimento agroecológico na Galícia. Seu trabalho foca especificamente no estudo das confluências entre os campos da Educação Ambiental, a partir de uma abordagem sociocrítica ou ecologista, e a Agroecologia, em sua vertente sociocultural e política, bem como suas potencialidades a serem desenvolvidas.

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Publicado

18.06.2025

Como Citar

Szymuda dos Santos, F., Andrade Torales Campos, M., & Bisquert I PEREZ, K. M. (2025). Percepção de professores sobre a prática pedagógica nas Hortas Escolares em tempos de crise climática: um Estado da Questão. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 12, 1–25. https://doi.org/10.47401/revisea.v12.21619

Edição

Seção

Fluxo contínuo