Educar para a cidadania planetária: discursos ou possibilidades?

Autores

  • Paulo de Tássio Borges da Silva
  • Isabel Santana Santos

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v1i1.3206

Resumo

O presente trabalho parte de análises acerca da “educação ambiental e diversidade”. Através de uma análise bibliográfica, ele se pretende à reflexão dos discursos e possibilidades na construção da cidadania planetária. Seguindo essa análise, nossa contribuição estar em pensar: O que a educação pode fazer e contribuir na construção de uma cidadania planetária? Nosso itinerário de escrita fundamenta-se no livro “Ecopedagogia e Cidadania Planetária”, de Gutiérrez e Prado (2000), dialogando com leituras de autores como Leonardo Boff (1995), Guatarri (2005), Capra (2007), Gonçalves (1993) e Adorno (1995); na análise de documentos como o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Federal, e na Campanha da Fraternidade do ano 2007, lançada pela Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A opção por tais referenciais teóricos deve-se ao fato de se acreditar que o processo de aquisição do conhecimento, bem como a cidadania planetária se constroem na diversidade e coletividade.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Diversidade; Cidadania Planetária

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Biografia do Autor

Paulo de Tássio Borges da Silva

Mestre em Educação pelo NPGED - UFS, sob a orientação da professora Maria Inêz Oliveira Araújo.

Isabel Santana Santos

Mestre em Educação pelo NPGED - UFS, sob a orientação da professora Maria Inêz Oliveira Araújo.

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Publicado

12.12.2014

Como Citar

Silva, P. de T. B. da, & Santos, I. S. (2014). Educar para a cidadania planetária: discursos ou possibilidades?. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 1(1), 41–52. https://doi.org/10.47401/revisea.v1i1.3206