Estudo da percepção ambiental no pelotão ambiental do estado de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v1i1.3215Resumo
O Pelotão de Polícia Ambiental tem como objetivo assegurar a preservação ambiental, inibindo os crimes ambientais. O estudo da percepção sobre o meio ambiente é de crucial importância para traçar o perfil do policial militar do Pelotão Ambiental, servindo como ferramenta para o adequado desfecho das ocorrências e a realização de cursos práticos na área ambiental, favorecendo o aperfeiçoamento profissional do efetivo. Este trabalho teve como objetivo conhecer a percepção ambiental dos policiais do Pelotão de Polícia Militar Ambiental do estado de Sergipe. Para isso, foi utilizado um questionário semiestruturado, abrangendo perguntas a respeito da percepção ambiental (afinidades com o meio ambiente, comportamento ambiental, conhecimento sobre meio ambiente, prioridade na soltura de animais silvestres e interesse na participação em cursos ambientais). A maioria dos policiais ambientais possui afinidade com as questões ambientais e 70% adotam ações ambientalmente corretas no local de trabalho. Há uma preocupação em participar de cursos de educação ambiental visando à qualificação profissional. Conclui-se que os policiais militares têm certa afinidade e conhecimento sobre as questõesambientais, mas ainda há entre eles algumas dificuldades no que se refere ao atendimento de algumas ocorrências e à adoção de atitudes ecologicamente corretas no local de trabalho.
Palavras-chave: percepção ambiental, polícia ambiental, educação ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).