Concepções de estudantes de pedagogia acerca do ambiente quando em relação com ciência e tecnologia

Autores

  • Nilson dos Santos Ferreira
  • Lívia de Rezende Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v1i1.3218

Resumo

A ideia de que ciência e tecnologia afetam a humanidade inteira, presente no discurso Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, produziria a necessidade de um constante debate em torno dos malefícios e benefícios socioambientais advindos da enunciação de que haveria um progresso utilitário pela ciência. Atentos/ as a tais indicativos, realizamos uma pesquisa com estudantes que cursam graduação em pedagogia na Universidade Federal de Sergipe para entender como percebem a dimensão ambiental quando se discutem os métodos e as descobertas científicas, bem como os produtos das inovações tecnológicas. Ao todo, participaram 76 alunos/as, respondendo questionários em dupla – com um total de 38 questionários respondidos – e argumentando seus posicionamentos em grupo. A partir dos dados coletados, pudemos observar a necessidade de uma intensificação em torno da problematização das relações entre ciências, tecnologia e ambiente. Afinal, para a maioria dos/as graduandos/as pesquisados/as, o trabalho dos cientistas consiste em uma prática neutra e autorizada a dizer “a verdade” sobre aquilo que descrevem. Além disso, há uma perspectiva de salvacionismo em relação às descobertas científicas e às inovações tecnológicas. Por conseguinte, não há, efetivamente, uma crítica direta aos impactos causados por ambas no meio socioambiental. Nos momentos em que há algum nível de criticidade, os/as estudantes pesquisados/as concebem a natureza separada do humano. A educação científica, seja ela nos anos iniciais do ensino fundamental ou no ensino superior, vem recebendo atenção das políticas públicas brasileiras. Tal investimento deve-se também às fortes pressões atuais de se construir uma consciência global voltada ao cuidado com o ambiente. Por isso, novas pesquisas e práticas de intervenção devem continuar a surgir nos próximos anos de modo a formar profissionais que problematizam as relações existentes entre os conhecimentos científicos produzidos, as inovações tecnológicas e as questões socioambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilson dos Santos Ferreira

Mestre em Física pela Universidade Federal de Sergipe. Professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Amapá. E-mail: nilsondsf@gmail.com .

Lívia de Rezende Cardoso

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. E-mail: livinha.bio@gmail.com .

Downloads

Publicado

12.12.2014

Como Citar

Ferreira, N. dos S., & Cardoso, L. de R. (2014). Concepções de estudantes de pedagogia acerca do ambiente quando em relação com ciência e tecnologia. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 1(1), 217–231. https://doi.org/10.47401/revisea.v1i1.3218