Educação Ambiental Crítica:
Da concepção à prática
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v2i1.4443Palavras-chave:
.Resumo
A Educação Ambiental (EA) é discutida ao longo de décadas,
com o compromisso de promover mudanças de valores,
atitudes e comportamentos, para a construção de uma sociedade
cada vez mais justa e preocupada com a crise socioambiental
instaurada. Neste sentido, o ambiente escolar é um espaço
propício para construção de conhecimentos e saberes, para a
formação do indivíduo. Entretanto, inserir a Educação Ambiental,
neste contexto requer envolvimento dos docentes para que
estas ações na prática pedagógica, não se apresentem com valores
conservadores e embasados em armadilhas paradigmáticas.
Baseando-se neste fato, o presente artigo buscou verificar quais
as dificuldades dos docentes no que tange as práticas socioambientais
desenvolvidas na escola e, indicar alternativas metodológicas
para a implementação da Educação Ambiental Crítica,
como superação do pragmatismo tecnicista e reducionista e, inserir
espaços de discussão e implementação de práticas pedagógicas
transformadoras.
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