Contribuições do SISUC em ações de Educação Ambiental no refúgio de vida silvestre Mata do Junco, Capela -SE
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v3i1.8810Palavras-chave:
.Resumo
A educação ambiental (EA) é um instrumento de transformação
baseado em valores sociais nas atitudes dos indivíduos como
cidadãos conscientes do seu papel de preservar /conservar os
recursos naturais. Na sua gama de atuação, a EA estende-se do
campo formal até o não-formal, sendo que este último inclui as
ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade
sobre as questões ambientais e à sua organização e participação
na defesa da qualidade do meio ambiente. Neste sentido, as unidades de conservação (UC) configuram-se como espaços propícios à aplicação das ações de educação ambiental em seus processos de gestão em caráter não-formal, cujas ações podem ser praticadas no seu interior e no seu entorno. Sendo assim, ações desta natureza serão aplicadas no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco (RVSMJ), onde será levantada a temática da EA durante a aplicação da metodologia do Sistema de Indicadores Socioambientais para Unidades de Conservação (SISUC) para o conselho consultivo desta UC, na qual se gerou entre as demandas a realização de ações de EA na comunidade do seu entorno em decorrência do lixo descartado em seus limites. Para tanto, as metas a serem alcançadas pelo grupo que foi definido durante a oficina consistia em que este deveria realizar apresentações e campanhas sobre o lixo descartado nos limites do RVSMJ na comunidade alvo da problemática. De posse dessas informações pretendeu-se solucionar este problema externo à UC, mas que acarreta prejuízos em seu interior via esta ação, objetivando a sensibilização das comunidades do entorno da unidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).