Aula no parque:
principais reflexões acerca da realização de atividades pedagógicas em unidades de conservação da natureza
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v3i1.8814Palavras-chave:
.Resumo
Nos últimos 25 anos, tem se tornado cada vez mais comuns discussões
que envolvem a proteção do meio ambiente, em especial,
das nossas florestas. No caso da Mata Atlântica, a atenção
tem sido redobrada, uma vez que de acordo com estudos mais
recentes, restam menos de 7% de sua vegetação original. O Parque
Nacional Serra de Itabaiana é uma unidade de conservação
de proteção integral que resguarda o maior fragmento de Mata
Atlântica do estado de Sergipe. Apesar de toda sua biodiversidade,
o parque sofre com problemas derivados de ações antrópicas,
tais como extração de lenha e minérios, caça predatória,
incêndios florestais, entre outros. Sendo assim, o presente trabalho
teve por objetivo avaliar a eficiência de atividades de educação
ambiental com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada do município de Itabaiana, como instrumentos eficientes não apenas para o processo de ensino/aprendizagem, como também para formação cidadã. Pensando nisso, foi realizada a trilha principal da unidade com cerca de 3 km, a qual leva os alunos por diferentes paisagens e formações vegetacionais. Essa atividade complementou o planejamento didático-pedagógico anual da escola, o qual previa ações externas à sala de aula durante a transmissão dos assuntos de Ecologia. Para auxiliá-los na compreensão dos tópicos abordados durante a caminhada foi elaborado um roteiro de fácil acesso, além dequestionários investigativos a fim de avaliarmos o desempenho de tal atividade. Os resultados foram bastante satisfatórios tanto para a aprendizagem quanto para a sensibilização ambiental, corroborando com a ideia que práticas educativas desse tipo podem ser grandes instrumentos de auxílio à gestão ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).