A metodologia da problematização na formação de reeditores ambientais:
conceitos, contextos e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v5i1.9795Palavras-chave:
Arco de Maguerez. Educação Ambiental. Metodologias Ativas.Resumo
A metodologia da problematização parte da observação
da realidade concreta de determinada comunidade e culmina em intervenções que gerem uma resposta positiva à situação observada, modificando a visão dos discentes envolvidos no processo, instigando ações de cidadania. O presente estudo tem por objetivo discutir a relação entre a metodologia da problematização e a formação de reeditores ambientais. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográfico e documental, sendo consultadas políticas ambientais e educacionais, livros e artigos digitais e analógicos. Os educandos formados por esse processo podem se tornar reeditores ambientais ao passo que são estimulados a interagir com os aspectos socioambientais das comunidades, adaptando o conhecimento construído ao longo da formação à sua realidade. Assim, observa-se as múltiplas dimensões da Educação frente à formação ativa dos educandos e à construção de sociedades sustentáveis.
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