A metodologia da problematização na formação de reeditores ambientais:
conceitos, contextos e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v5i1.9795Palabras clave:
Arco de Maguerez. Educação Ambiental. Metodologias Ativas.Resumen
A metodologia da problematização parte da observação
da realidade concreta de determinada comunidade e culmina em intervenções que gerem uma resposta positiva à situação observada, modificando a visão dos discentes envolvidos no processo, instigando ações de cidadania. O presente estudo tem por objetivo discutir a relação entre a metodologia da problematização e a formação de reeditores ambientais. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográfico e documental, sendo consultadas políticas ambientais e educacionais, livros e artigos digitais e analógicos. Os educandos formados por esse processo podem se tornar reeditores ambientais ao passo que são estimulados a interagir com os aspectos socioambientais das comunidades, adaptando o conhecimento construído ao longo da formação à sua realidade. Assim, observa-se as múltiplas dimensões da Educação frente à formação ativa dos educandos e à construção de sociedades sustentáveis.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).