Educação ambiental na formação do engenheiro agrônomo:
reflexões à luz do materialismo histórico dialético e do pensamento freireano
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v5i1.9799Palavras-chave:
.Resumo
Este trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica,
onde são trazidas algumas reflexões em torno
do materialismo histórico dialético, como fundamentação
filosófica e epistemológica que servirá
de base teórico-metodológica para nossa pesquisa
doutoral que tem como tema a educação ambiental
(EA) na formação agronômica, no contexto
de uma universidade pública no Brasil. Nele
são analisadas algumas contribuições presentes
no pensamento de Karl Marx e que serviram de
inspiração para Paulo Freire na perspectiva da
EA transformadora, emancipatória, voltada à
formação de profissionais comprometidos com a
sustentabilidade. Todavia, diversos autores apontam
a fragilidade com que a EA é abordada na
formação dos engenheiros agrônomos, devido à
ênfase tecnicista que prevalece na maioria dos
cursos ofertados no país, aspecto motivador à realização
deste estudo.
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