A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia

Authors

  • Antonio Carlos Campos Universidade Federal de Sergipe.
  • Cristiane Alcântara de Jesus Santos

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v6i2.10435

Abstract

Este estudo apresenta uma discussão acerca do papel do professor de geografia como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Como objeto central, utilizamos a educação ambiental como possibilidade de inserção de novas práticas educativas no cotidiano escolar. Neste sentido, apresentamos a pedagogia de projetos enquanto uma forma diferenciada de trabalhar os conteúdos transversais de forma crítica e analítica, uma vez que se torna de fundamental importância questionar os modelos atuais de formação adotados nas escolas. Nossa perspectiva parte da inserção de temas ações participativas desenvolvidas no ambiente escolar buscando dinamizar e aprofundar a formação de maneira que a interdisciplinaridade seja um contraponto a organização fragmentada do conhecimento. Com base nas discussões realizadas, definimos algumas competências necessárias à formação do professor de geografia num contexto da educação ambiental integradora e realista.

Palavras-chave: Educação ambiental. Geografia. Formação do professor.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonio Carlos Campos, Universidade Federal de Sergipe.

Geógrafo. Doutor em Geografía, Planificación Territorial y Gestión Ambiental - Universitat de Barcelona. Professor do Curso de Geografia da Universidade Federal de Sergipe.

Cristiane Alcântara de Jesus Santos

Geógrafa. Doutora em Geografía, Planificación Territorial y Gestión Ambiental - Universitat de Barcelona. Professora do Curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe.

Published

2018-11-25

How to Cite

Campos, A. C., & Santos, C. A. de J. (2018). A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 5(2), 9–18. https://doi.org/10.47401/revisea.v6i2.10435