Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula

Autores/as

  • Kalina CúrieTenório Fernandes do Rêgo Barros Instituto Federal de Pernambuco
  • Zélia Maria Soares Jófili Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-9244-2337
  • Mônica Maria Lins Santiago Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18109

Palabras clave:

Educação Ambiental, Projetos Didáticos, Formação de Professores

Resumen

O presente artigo teve como objetivo investigar as repercussões do trabalho com projetos didáticos relacionados à temática ambiental, na formação inicial de professores. Foi utilizada uma abordagem qualitativa que envolveu a pesquisa-ação. Participaram da pesquisa duas estagiárias de uma escola pública em Pesqueira, PE. As estudantes inicialmente responderam a um questionário em que se posicionaram sobre a necessidade de vivenciar, durante a formação, situações didáticas mais motivadoras. Os resultados apontam que o trabalho com Projetos sobre o tema meio ambiente oportunizou às crianças e às estudantes o contato com uma diversidade de novas experiências que propiciaram a adoção de atitudes e valores voltados para a consciência cidadã. Os dados sugerem, também, que a experiência empreendida contribuiu para a melhoria da docência das estudantes, além de estimular, nos educandos, o sentido de pertencimento ao meio ambiente e de responsabilidade social.

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Biografía del autor/a

Kalina CúrieTenório Fernandes do Rêgo Barros, Instituto Federal de Pernambuco

Doutora em Ensino das Ciências pela UFRPE. Mestre em Ensino das Ciências pela UFRPE. Docente do IFPE - Instituto Federal de Pernambuco, campus Pesqueira.

Zélia Maria Soares Jófili, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação pela Surrey University, Inglaterra.Mestre em Tecnologia da Educação pelo INPE-CNPq, São Paulo. Graduada em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências Políticas e Sociais – UFPE. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC-UFRPE).

Mônica Maria Lins Santiago, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Professora Associada do Departamento de Educação da UFRPE. Linha de pesquisa no campo da construção do conhecimento e ação docente/didática. 

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Publicado

2022-09-07

Cómo citar

Kalina CúrieTenório Fernandes do Rêgo Barros, Zélia Maria Soares Jófili, & Mônica Maria Lins Santiago. (2022). Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(1), 1–14. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18109

Número

Sección

Paulo Freire e Educação Ambiental

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