A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC
DOI :
https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18107Mots-clés :
Educação Ambiental Crítico-transformadora, Educação Profissional e Tecnológica, Investigação temática, Temas geradoresRésumé
O presente estudo compreende parte da tese de doutorado da primeira autora e teve como objetivo identificar e analisar o quefazer dos docentes de disciplinas de educação ambiental dos cursos do Instituto Federal de Santa Catarina identificando os condicionantes e as potencialidades para o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítico-transformadora via temas geradores.Para isso, foi realizada uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos oferecidos e dos planos de ensino de disciplinas de educação ambiental. Além da análise documental, buscamos uma aproximação com os educadores ambientais através de um questionário. Os resultados indicam que muito embora o quefazer desses professores, tenha um potencial emancipatório, por estar voltado para um processo educativo comprometido com o processo de transformações da realidade, como não está fundamentado no quefazer em Educação Ambiental Crítico-transformadora, isto é, no desenvolvimento da dinâmica de Investigação Temática, acaba por se distanciar dessa concepção de Educação Ambiental.
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