Sensibilização dos discentes da Escola Correia Titara, Piaçabuçu - AL para a preservação do ecossistema manguezal
DOI :
https://doi.org/10.47401/revisea.v5i1.9796Mots-clés :
Ecossistema. Educação Ambiental. Prática PedagógicaRésumé
O manguezal é um ecossistema costeiro
de transição entre os ambientes terrestre e
marinho, ocorrendo em regiões que podem
abrigar estuários, baías e lagunas e apresenta
condições propícias para alimentação, proteção
e reprodução de muitas espécies de animais,
sendo considerado importante transformador de
nutrientes em matéria orgânica e gerador de bens
e serviços. Distúrbios induzidos, principalmente
por ações humanas, podem desequilibrar as
relações em ambientes marinhos e manguezais
levando à perda de populações naturais. Com base
nessa realidade e a fim de levar conhecimento
ambiental para diminuir o quadro preocupante
da situação do manguezal da praia do Peba,
município de Piaçabuçu/AL, surge a idéia de
realizar atividades de intervenção na comunidade
discente do Colégio Correia Titara na cidade
de Piaçabuçu. Foram realizados debates com
a comunidade discente para que as percepções
dos alunos quanto ao ecossistema manguezal
fossem identificadas. A partir destes resultados,
a devolutiva, baseada nas percepções dos alunos,
foram palestras com enfoques em áreas marinhas
e de manguezal, a fim de sensibilizar os alunos a
conhecer e preservar o ecossistema no qual estão
inseridos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).