A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.11124

Palavras-chave:

Educação. Diálogo. Interculturalismo

Resumo

O artigo discute a relação entre a filosofia relacional dialógica e as perspectivas teóricas do interculturalismo na Educação, a partir dos conceitos cultura, diálogo e interculturalismo. São identificadas categorias de análise para a compreensão do constructo teórico do diálogo na perspectiva da filosofia relacional dialógica de Buber e nas bases educacionais do interculturalismo. O estudo destaca que o diálogo é indispensável na relação entre os sujeitos, pois através dele se pode mediar conflitos, principalmente entre e grupos sociais e culturais diversos. Considera que quando um sujeito transforma um outro sujeito em uma coisa, em um isso, não ocorre o diálogo intercultural.

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Biografia do Autor

Marta Genu Soares, Universidade do Estado do Pará/UEPA

Doutora em educação. docente Titular da Universidade do Estado do Pará. Pesquisadora do Grupo de pesquisa Ressignificar

Laíne Rocha Moreira, Universidade do Estado do Pará/UEPA

Mestre em Educação. Docente da Universidade do Estado do Pará/UEPA

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ressignificar

José Anchieta de Oliveira Bentes, Universidade do Estado do Pará/UEPA

Doutor em Educação. Docente da Universidade do Estado do Pará/UEPA. Líder do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia GELPEA

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Publicado

2019-08-08

Como Citar

Genu Soares, M., Rocha Moreira, L., & de Oliveira Bentes, J. A. (2019). A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(30), 275–290. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.11124

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua