Elementos de uma escola inclusiva sob a ótica do Quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável: um panorama brasileiro

Autores

  • Renato Marcondes Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
  • Silvio Luiz Rutz da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18887

Palavras-chave:

Educação especial, Inclusão, Organização das Nações Unidas, Pesquisa estatística

Resumo

Objetiva-se neste estudo caracterizar o cenário imediatamente anterior à Pandemia da Covid-19 nas escolas brasileiras com base nos dados do Censo Escolar 2020, no que se refere a elementos que podem proporcionar um ensino inclusivo, equitativo e de qualidade, considerando como referencial orientador os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o objetivo 4 – Educação de Qualidade. Caracteriza-se como uma pesquisa documental e de natureza qualitativa, onde se analisou os dados do Censo Escolar 2020 com auxílio do Software Excel®. Como resultado observa-se que dentre todos os elementos analisados, a Acessibilidade Rampas se encontra em maior quantidade nas escolas das cinco regiões brasileiras, e todos os demais itens encontram-se em menor quantidade, com destaque para as Salas Utilizáveis Acessíveis, aonde a maioria das escolas não às possuem, em especial as localizadas na região norte do Brasil. Ao se evidenciar o contexto do Censo Escolar 2020, com base no ODS 4 – Educação de Qualidade, observa-se que as legislações e políticas educacionais brasileiras, apesar de importantes mecanismos para se alcançar os ODS, são aplicadas de forma ineficaz, o que coloca o Brasil distante desta importante agenda internacional. Por fim, apesar dos avanços quando se trata de uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, os desafios ainda são muitos, principalmente quando se considera os ODS, e em especial o objetivo 4 – Educação de Qualidade.

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Biografia do Autor

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Professora Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).Licenciada em Matemática (UEPG), Mestre em Matemática Aplicada e Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em pesquisas, tem como ênfase as temáticas: Ensino de Matemática, Educação Matemática Inclusiva, Uso de Tecnologias no ensino de Matemática. Participou do programa internacional PREFALC: França-Colômbia-Brasil (Projeto regional de cooperação França, América Latina e Caribe). Professor responsável externo do Projeto de Mestrado Interdisciplinar Multicultural em Inovação Educativa, Inovação Tecnológica e Gestão do conhecimento (México-BUAP/ INSA de Lyon-França). Recebeu o Prêmio Tese de CAPES (orientador) no ano de 2018, melhor tese na Área de Ensino. É membro eleito do Comitê de Assessores da Área (CAAs)- Ciências Humanas-2020/2024 da Fundação Araucária. Coordena o Projeto "Rethinking teacher education: Fostering inclusive practices for visually-impaired students in mathematics classes", financiado pela Teachers College e Fundação Lemann. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação. Foi coordenador e atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia nos cursos Mestrado Profissional (PPGECT) e Doutorado Acadêmico (PPGECT). Professor de Cálculo Diferencial e Integral II, Líder do Grupo de Pesquisa "O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência", Editor-Chefe da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT). Membro associado a ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Membro do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática da SBEM, Membro da RedDOLAC - Red de Docentes de América Latina y del Caribe.

Silvio Luiz Rutz da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Silvio Luiz Rutz Da Silva é graduado em Ciências Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em 1987. Concluiu o Mestrado em Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos em 1993 e o Doutorado em Ciências dos Materiais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2001. Atualmente é Professor no Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Desenvolve atividades de Extensão que envolvem Divulgação Científica. Participa do Núcleo Extensionista Rondon da UEPG. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UEPG do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Atual Coordenador) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG, nos quais desenvolve pesquisas relacionadas a: sequências didáticas; Metodologias de ensino ativas; Aplicações de teorias de aprendizagem; Tecnologias e ensino de física. Professor do Curso de Licenciatura em Física.

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

Marcondes, R., Silva, S. de C. R. da, & Silva, S. L. R. da. (2023). Elementos de uma escola inclusiva sob a ótica do Quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável: um panorama brasileiro. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18887. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18887