Percepção do docente do ensino superior presencial em relação ao ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.20159Palavras-chave:
Ensino Remoto., Ensino Superior., Pandemia., Assistência Estudantil. Ensino Superior. Política Educacional.Resumo
Diante das modificações impostas pela pandemia do SARS-CoV-2 ao modo de vida e condições de trabalho dos docentes do ensino superior, o presente trabalho objetivou descrever a percepção do docente do ensino superior presencial em relação ao ensino remoto decorrente do isolamento social imposto pela pandemia. A pesquisa de campo foi realizada com 69 docentes de uma Instituição de Ensino Superior localizada na cidade de Vitória da conquista, pertencente ao Sudoeste da Bahia. Para coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado contendo 10 questões. A maioria dos docentes participantes foram do sexo feminino, com titulação de especialista ou mestre. A maior parte dos participantes não possuíam experiência com o ensino remoto antes da pandemia (76,81%) ou recursos físicos/tecnológicos adequados para o ensino remoto (59,42%). Portanto, os professores tiveram que adquirir equipamentos para se adaptarem a nova realidade do ensino remoto. A maioria dos docentes (67,57%) participaram de cursos de capacitação para aprender a utilização de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino remoto. A transição do ensino presencial para o ensino remoto desencadeou uma gama enorme de modificações no modo de vida profissional e pessoal dos docentes do ensino superior. As alterações das condições psicológicas e emocionais dos docentes remetem à necessidade de acompanhamento e apoio psicológico por parte das instituições de ensino.
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