GÊNERO, SEXUALIDADE E ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIZAÇÃO DE FOUCAULT

Autores

  • Helma de Melo Cardoso Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9652

Resumo

 O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a contribuição da teorização de Michel Foucault para a discussão sobre gênero, sexualidade e educação. A teorização foucaultiana busca por problematização e não por respostas e generalizações. Assim um exercício necessário é o da desnaturalização, perceber que as coisas não existem desde sempre. Essa percepção de produção de verdade e de sua naturalização de forma que acreditemos que são “reais” e que não tiveram um início é bastante utilizada pelos estudos de gênero e sexualidade, pois nesta área existem discursos que se entrecruzam para produzir verdades para exclusão de corpos. Há um processo de produção de mecanismos de normalização, onde há a separação de indivíduos “normais” e “anormais”. E a escola é uma dessas instituições que atuam para a produção do sujeito moderno, do sujeito normalizado, a partir dos procedimentos disciplinares presentes nela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helma de Melo Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pela Universidade federal de Sergipe (UFS), mestra em Educação (UFS), psicóloga do Colégio de Aplicação/UFS.

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

Cardoso, H. de M. (2019). GÊNERO, SEXUALIDADE E ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIZAÇÃO DE FOUCAULT. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 319–332. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9652

Edição

Seção

Seção Temática: Teorias Educacionais e Pesquisa em Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)