The relationship between public and private in public basic education as a neoliberal form of privatization: the case of integral secondary education in Sergipe

Authors

  • Gildete Cecilia Neri Santos Teles Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, Aracaju, Sergipe, Brasil.
  • Thadeu Vinícius Souza Teles Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19942

Keywords:

Relação público e privado, Neoliberalismo pedagógico, Ensino Médio Integral

Abstract

This article aims to investigate the public-private relationship in basic education as a neoliberal modality (Laval, 2019) of privatization in the context of the management model of Full Time High School in Sergipe. Thus, theoretical contributions that go beyond Applied Linguistics (Zacchi, 2016) were necessary to provide a sociopolitical basis for the issues raised in the text, such as comprehensive education and pedagogical neoliberalism (Freitas, 2018). The study is based on qualitative research, using the documents implementing and maintaining full time secondary education in Sergipe (Sergipe, 2016a; 2016b) for data analysis and triangulation. So, we sought to recognize the presence of the private sector in the public machine in order to transpose its mode of operation into its gears. This action resulted in the recognition of the risks of these partnerships, which attack publicly managed schools and contribute to a democratic crisis in education that sets in motion a hidden agenda behind the discourse of the search for total quality, justifying the relevance of this study.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gildete Cecilia Neri Santos Teles, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, Aracaju, Sergipe, Brasil.

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2023 com mobilidade acadêmica entre UFS-UFMG, mestra em Letras pela UFS (2015) com bolsa CAPES, especialista em Língua Portuguesa e Diversidade Linguística pela Faculdade São Luís de França (2014). Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (2011) e formação técnica em Saúde e Segurança no Trabalho pelo Instituto Federal de Sergipe (2009). Atuou como professora substituta de Língua Inglesa na Universidade Federal de Sergipe e professora da graduação à distância da Universidade Federal de Sergipe (CESAD) (2016-2018). Atuou como preceptora no programa Residência Pedagógica, no núcleo de Letras Inglês de outubro de 2020 a junho de 2023, desenvolvendo atividades no Centro de Excelência Professor Gonçalo Rollemberg Leite. Atualmente é intercambista representante do estado de Sergipe no Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda com Bolsa Capes, e tem interesse pelos seguintes temas de pesquisa: letramentos críticos, neoliberalismo pedagógico, formação de professores e decolonialidade. É professora efetiva de Língua Inglesa na Secretaria do Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SE) no Ensino Médio em Tempo Integral e é membro do Grupo de Estudos Língua, Literatura e Cultura (Linc).

 

Thadeu Vinícius Souza Teles, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Graduado em Letras Inglês Licenciatura (2007), Mestre em Letras (2012) e Doutor em Educação (2019) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa. Atualmente é membro pesquisador da Cátedra Marquês de Pombal e do Núcleo de Estudos de Cultura (NEC), liderados pelo Prof° Dr. Luiz Eduardo Oliveira. Suas pesquisas se concentram em História do Ensino de Língua Inglesa, Linguística Histórica, Materiais Didáticos, Estudos Culturais e Ensino de Língua Inglesa. Na UFS, leciona como Professor Adjunto II no Departamento de Secretariado Executivo.

References

Akkari, A. (2011). Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios. Petrópolis, RJ: Vozes.

Ball, S. J. (2009). Privatising Education, Privatising Education Policy, Privatising Educational Research: Network Governance and the "Competition State". Journal of Education Policy, 24(1):83-99. DOI: https://doi.org/10.1080/02680930802419474

Biesta, G. (2013). Para além da aprendizagem. Belo Horizonte: Autêntica.

Borinelli, G.; Silva, M. R. (2020). Parcerias público-privadas e disponibilização de recursos financeiros para institutos e fundações privados no contexto da Reforma do Ensino Médio. In: Fávero, A. A.; Tonieto, C.; Consaltér, E. (Org.) Leitura sobre Educação e Neoliberalismo. Curitiba: CRV, p. 69-86.

Bresser Pereira L. C.; Grau, N. C. (1999). Entre o Estado e o mercado: o público não-estatal. In: Bresser Pereira, L.C.; Grau, N. C. O público não-estatal na reforma do Estado. Rio de Janeiro: FGV, p. 15-47.

Castro, E. (2009). Vocabulário de Foucault: Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução Ingrid Müller Xavier, revisão técnica Alfredo Veiga-Neto e Walter Omar Kohan. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Cenci, A. V. (2020). Neoliberalismo, capital humano e educação. In: Fávero, A. A.; Tonieto, C.; Consaltér, E. (Org.). Leitura sobre Educação e Neoliberalismo, Curitiba: CRV, p. 86-106.

Dardot, P.; Laval, C. (2016). A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo.

Enguita, M. F. (2015). O discurso da qualidade e a qualidade do discurso. In: Gentili, P. A. A.; Silva, T. T. (org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 95-110.

Fávero, A. A.; Tonieto, C.; Consaltér, E. (2020). Eficácia ou proselitismo? A escola sob os ditames do gerencialismo empresarial. In: Fávero, A. A.; Tonieto, C.; Consaltér, E. (Org.) Leitura sobre Educação e Neoliberalismo. Curitiba: CRV, p. 27-40.

Foucault, M. (1988). História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Rio de Janeiro: Graal.

Foucault, M. (2013). A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves, 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Freitas, L. C. (2018). A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular.

Galbraith, J. K. (1992). La cultura de la satisfacción. Buenos Aires: Emece.

Laval, C. (2019). A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino. Tradução Mariana Echalar. 1. ed. São Paulo: Boitempo.

Leite, M. E. P. (2019). Programa de Educação Integral na Paraíba: Uma análise da política educacional sob a égide da racionalidade neoliberal. 141f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

López-Ruiz, O. (2007). Os executivos das transnacionais e o espírito do capitalismo: capital humano e empreendedorismo como valores sociais. Rio de Janeiro: Azougue.

Peroni, V. M. V.; Oliveira, R. T. C.; Fernandes, M. D. E. (2009). Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 761-778. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000300007

Rosenau, P. V. (2000). Public-private policy partnerships. Cambridge, Mass.: MIT.

Sergipe. (2015). Documento Base do Plano Estadual de Educação. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/images/pdf/Noticias/DOCUMENTO_BASE_DO_PLANO_ESTADUAL_DE_EDUCACAO_DE_SERGIPE.pdf>. Acesso em 28 de novembro de 2023.

Sergipe. (2016a). Escola Educa Mais – Plano Político-Pedagógico.

Sergipe. (2016b). Escola Educa Mais – Plano de Ação.

Sergipe. (2019). Acordo de Cooperação Nº 03/2019. Acordo de cooperação que entre si celebram o Estado de Sergipe, as organizações da sociedade civil Instituto Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum.

Sergipe. (2020). Acordo de Cooperação Nº 02/2020. Acordo de cooperação que entre si celebram o Estado de Sergipe, as organizações da sociedade civil Instituto Sonho Grande e Instituto Natura.

Sergipe. (2021). Acordo de Cooperação Nº 03/2021. Acordo de cooperação que entre si celebram o Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe e Politize Instituto de Educação Política.

Teles, G. C. N. S. (2023). As identidades do professor de inglês no ensino médio integral em escolas públicas do Estado de Sergipe em tempos neoliberais. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 253f.

Thompson, P. (1991). Círculas de Calidad – Como hacer que funccionen. Bogotá: Norma.

Zacchi, V. J. (2016). Neoliberalismo, ensino de língua inglesa e o livro didático. In: Jordan, C. M. (Org.) A Linguística Aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 417-443.

Published

2024-06-21

How to Cite

Teles, G. C. N. S., & Teles, T. V. S. (2024). The relationship between public and private in public basic education as a neoliberal form of privatization: the case of integral secondary education in Sergipe. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19942. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19942

Issue

Section

Publicação Contínua