CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.9189

Resumen

A educação física escolar é um importante instrumento para promover a qualidade de vida e a educação integral do ser humano, através do desenvolvimento motor, social, cognitivo, afetivo e trazendo as aulas questões que permeiam o diversificado campo da saúde. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos docentes sobre o tema saúde e sua relação com saberes e experiências profissionais. Para tal foram realizadas entrevistas com 4 professores de educação física escolar, observações e análises de documentos em escolas municipais do Vale do Rio dos Sinos. Como resultado, foi possível constatar que no ambiente escolar os educadores físicos pouco recorrem ao uso do tema/conteúdo saúde, ao contrário, ministram aulas baseadas quase que exclusivamente em desportos coletivos. Assim fica sinalizado que no contexto escolar, as aulas são desconexas aos objetivos propostos nos Planos de Estudos.

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Biografía del autor/a

Jaqueline Iracema Lenhart, Universidade Feevale

Profissional de Educação Física, Licenciada pela Universidade Feevale (2016)

Victória Branca Moron, Universidade Feevale

Graduada em Educação Física, Bacharelado pela Universidade do Vale do Rio Sinos (UNISINOS)(2015). Mestranda do programa de pós-graduação em qualidade Ambiental.

Denise Bolzan Berlese, Universidade Feevale

Professora do Curso de Educação Física da Universidade Feevale. Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em educação física - licenciatura plena pela universidade federal de Santa Maria – UFSM

Aline da Silva Pinto, Universidade Feevale

formação em Licenciatura Plena em Educação Física/ lPA-RS, Especialista em Educação Psicomotora/ FAPA-RS, Mestre em Educação/ Unilasalle-RS, Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social / Universidade Feevale. Docente do curso de Educação Física da Universidade Feevale e do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. 

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Publicado

2019-08-08

Cómo citar

Iracema Lenhart, J., Sanfelice, G. R., Branca Moron, V., Bolzan Berlese, D., & da Silva Pinto, A. (2019). CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(30), 47–64. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.9189

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua