Sofrimento psíquico, educação escolar e juventude: reflexões sobre o contexto atual
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18240Palavras-chave:
Jovens. Psicologia Escolar. Saúde EmocionalResumo
Este artigo, tem como objetivo proporcionar uma melhor compreensão conceitual acerca do fenômeno denominado “sofrimento psíquico” e, a partir desse esclarecimento, discutir a caracterização do estrato populacional designado como “juventude”. Isto feito, apontam-se, brevemente, as relações entre os processos de subjetivação e alguns dos problemas enfrentados pelos jovens brasileiros, mediante os contextos regionais, étnico-raciais, de gênero e socioeconômicos Questões relativas às inserções educativas e laborais são mencionadas, oportunamente, ao longo deste artigo, estando inseridas na discussão sobre o sofrimento psíquico e as condições dos jovens, inclusive diante da recente conjuntura provocada pelo alastramento da Covid-19.Suas conclusões apontam para a relevância de se pensar sobre o relevante papel da educação escolar na formação dos jovens e sobre o sofrimento psíquico para além da lógica patologizante, o que envolve a afirmação da importância do trabalho da psicologia escolar no contexto atual.
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