(re)(i)novar práticas pedagógicas: a música, o museu e a Lei 10.639/03

Autores

  • Diego Conto Lunelli Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Rejane da Silveira Several Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18758

Palavras-chave:

Cultura afro-brasileira, Práticas pedagógicas, Representações sociais, Lei 10.639/03, Cultura

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo realizar uma observação da relação das práticas pedagógicas em um ambiente escolar e não-escolar, relacionado com a realidade sociocultural do Brasil, baseado nas proposições estabelecidas pela Lei 10.639/03. São quase vinte anos da assinatura da Lei e ainda estamos interagindo com seu texto e suas proposições muito superficialmente, é o que pode ser notado a partir de relatos de algumas/uns professoras/es/us da rede de ensino de Caxias do Sul. Não é possível perceber na formação acadêmica, ou na formação continuada da rede um movimento de interação real com as novas legislações. Neste artigo pretende-se abordar a lei, algumas relações sobre arte, cultura, patrimônio e poder em nossas referências curriculares que tratam da história e cultura afrodescendente e africana em sala da aula, assim como, apresentar um exemplo em potencial de como é possível aplicar a lei das mais diferentes formas. O texto que está apresentado aqui é resultado de uma pesquisa bibliográfica, algumas pesquisas de campo, uma prática educacional em um espaço museológico e relatos de profissionais que atuam diretamente com a educação nos mais diferentes contextos escolares.

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Biografia do Autor

Rejane da Silveira Several, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), graduação em Educação Especial com ênfase em Surdez e Deficiência Intelectual pela Universidade Federal de Santa Maria em andamento, Especialização em História do Brasil (1990), Especialização em Psicopedagogia Institucional (2018), Especialização em Atendimento Educacional Especializado (2022), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Atua principalmente nas seguintes áreas: história, formação de professores, aprendizagem (Dificuldades e Deficiência), metodologias das Ciências Sociais na Educação Básica e Fundamentos da Educação. Professora do Programa de Formação Docente - PARFOR (2007, 2011 e 2016). Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade de São Francisco de Paula de 2015-2018. Foi Coordenadora da Qualificação Acadêmica/ Núcleo de Atendimento ao Discente (2016-2017) UERGS/ PROENS. Coordenadora das Especializações Gestão de Currículo na Formação Docente (2018-2021) e Educação e Cultura (2020-2022).

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Lunelli, D. C., & Several, R. da S. (2023). (re)(i)novar práticas pedagógicas: a música, o museu e a Lei 10.639/03. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18758. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18758