(re)(i)novar práticas pedagógicas: a música, o museu e a Lei 10.639/03
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18758Palavras-chave:
Cultura afro-brasileira, Práticas pedagógicas, Representações sociais, Lei 10.639/03, CulturaResumo
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma observação da relação das práticas pedagógicas em um ambiente escolar e não-escolar, relacionado com a realidade sociocultural do Brasil, baseado nas proposições estabelecidas pela Lei 10.639/03. São quase vinte anos da assinatura da Lei e ainda estamos interagindo com seu texto e suas proposições muito superficialmente, é o que pode ser notado a partir de relatos de algumas/uns professoras/es/us da rede de ensino de Caxias do Sul. Não é possível perceber na formação acadêmica, ou na formação continuada da rede um movimento de interação real com as novas legislações. Neste artigo pretende-se abordar a lei, algumas relações sobre arte, cultura, patrimônio e poder em nossas referências curriculares que tratam da história e cultura afrodescendente e africana em sala da aula, assim como, apresentar um exemplo em potencial de como é possível aplicar a lei das mais diferentes formas. O texto que está apresentado aqui é resultado de uma pesquisa bibliográfica, algumas pesquisas de campo, uma prática educacional em um espaço museológico e relatos de profissionais que atuam diretamente com a educação nos mais diferentes contextos escolares.
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