A oferta de educação hospitalar para jovens e adultos no Brasil: uma análise das políticas educacionais (2000-2010)

Autores

  • Alyne Gomes Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil.
  • Isaías Francisco de Carvalho Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18908

Palavras-chave:

Educação em Ambiente Hospitalar, EJA, Políticas Públicas Educacionais

Resumo

O texto é um recorte atualizado e expandido da dissertação desenvolvida no programa de mestrado em História do Atlântico e da Diáspora Africana (PPGH-UESC). Nesse sentido, tem por objetivo expor parte das análises realizadas acerca das políticas públicas educacionais implementadas durante a primeira década do século 21 para estudantes adoecidos, público da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Apresenta algumas das fontes da pesquisa, a saber: artigos, dissertações, teses e diplomas legais publicados entre 2000 e 2010. Utiliza a metodologia qualitativa e a pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, descritivo e interpretativo das fontes, por meio das quais discute o espaço de atenção ocupado pela temática e destaca a relação entre educação e saúde. Enuncia, com base nos resultados, a relevância do debate sobre a ampliação oferta e efetivação da educação e da saúde como direitos sociais, por conseguinte, a divulgação da Educação em Ambientes Hospitalares - EAH para EJA.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Gomes, A., & Carvalho, I. F. de. (2023). A oferta de educação hospitalar para jovens e adultos no Brasil: uma análise das políticas educacionais (2000-2010). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18908. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18908