Escrita de mulheres negras em livro didático: escritas ou proscritas?

Autores

  • Ana Claudia Ferreira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.
  • Rita de Cássia Silva Dionísio Santos Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.
  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21216

Palavras-chave:

Autoria feminina negra. Literatura no Ensino Médio. Manuais Didáticos. PNLD Didático.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar se e de que maneira os manuais didáticos da coleção Português: Linguagens (Ensino Médio volumes 1, 2 e 3), de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (2010, 2013) abordam a autoria feminina negra, atendendo (ou não) às normas estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A justificativa desta investigação deve-se ao apagamento de autoria feminina negra nos livros didáticos, os quais desconsideram as produções literárias dessas mulheres e, consequentemente, sua importância para a formação de leitores da literatura. O arcabouço teórico deste estudo respalda-se em Lobo (2011), Job (2015) e S. R. P. Santos (2014) e a base metodológica é de inspiração bibliográfica e analítica, que possibilitou descrever, analisar e criticar os dados extraídos, por meio de leitura exploratória e analítica dos textos literários veiculados nos manuais. Os dados oriundos do levantamento de autores dos livros da coleção Português: Linguagens evidenciaram que existe uma discrepância entre o número de autores e autoras presentes na coleção, com destaque para o evidente apagamento de autoria feminina, em especial, negra, sublinhando a relevância deste estudo.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Bolsista de Iniciação Científica vinculada ao projeto “Ensino de literatura na educação básica: estudo de manuais didáticos”, com bolsa da Fundação de amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, no período de 01 de dezembro 2021 a 31 de setembro de 2022. Bolsista de Iniciação Científica vinculada ao projeto “História cultural de mulheres escritoras: vida e obra de Alexina de Magalhães Pinto (1869-1921)”, com bolsa da Fundação de amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais/FAPEMIG, no período de 01 de outubro 2022 a 31 de julho de 2023. Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Rita de Cássia Silva Dionísio Santos, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Professora na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Doutora em Literatura, com pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, onde desenvolve o projeto de pesquisa "História cultural de mulheres escritoras: vida e obra de Alexina de Magalhães Pinto (1869-1921)", com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais/FAPEMIG. Membro dos Grupos de Pesquisa Mulheres em Letras e O arquivo de Laís Corrêa de Araújo.

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora na Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Graduação e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLet). Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Leitura e Literatura.

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

Silva, A. C. F. da, Santos, R. de C. S. D., & Ramos, F. B. (2024). Escrita de mulheres negras em livro didático: escritas ou proscritas?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e21216. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21216

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