GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM JOHN DEWEY E EM PAULO FREIRE E AS PERSPECTIVAS ATUAIS: O QUE HÁ DE NOVO?

Autores

  • Monica Andrade Modesto Universidade Federal de Sergipe, Secretaria da Educação do Estado de Sergipe; Faculdade São Luís de França (Grupo Tiradentes) http://orcid.org/0000-0002-9457-2725
  • Aline Lima de Oliveira Nepomuceno Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Inêz Oliveira Araujo Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9085

Resumo

Pensar a problemática socioambiental tornou-se tarefa imprescindível da educação. Nesse sentido, muitas são as perspectivas que circundam a educação ambiental nos dias atuais, embasadas em uma pluralidade de pensamentos e tendências, todavia, nota-se um despontamento para o enfoque eco-sistêmico educacional. Em que pese sejam tidas como novas, muitas ideias difundidas na atualidade têm suas premissas fundadas na Filosofia da Educação, ainda que de forma velada. Sendo assim, este artigo objetiva refletir os elementos presentes nos pensamentos de John Dewey e de Paulo Freire que podem ser considerados como prenunciadores da gênese da educação ambiental crítica a partir de um estudo comparativo. Estruturado em tópicos analíticos acerca da relação ambiente e educação no âmbito da Modernidade e da Pós-Modernidade, bem como no âmbito das obras dos autores mencionados e das perspectivas atuais, o estudo aponta que as teorias emergentes do século XXI não são inéditas, mas adjeções de reflexões que vêm sendo discutidas ao longo dos tempos.

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Biografia do Autor

Monica Andrade Modesto, Universidade Federal de Sergipe, Secretaria da Educação do Estado de Sergipe; Faculdade São Luís de França (Grupo Tiradentes)

Pedagoga. Doutoranda em Educação. Professora do quadro da Secretaria da Educação do Estado de Sergipe e da Faculdade São Luís de França. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE).

Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, Universidade Federal de Sergipe

Bióloga. Doutora em Educação. Professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE).

Maria Inêz Oliveira Araujo, Universidade Federal de Sergipe

Bióloga. Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE).

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Publicado

2019-06-13

Como Citar

Modesto, M. A., Nepomuceno, A. L. de O., & Araujo, M. I. O. (2019). GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM JOHN DEWEY E EM PAULO FREIRE E AS PERSPECTIVAS ATUAIS: O QUE HÁ DE NOVO?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 363–378. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9085

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua