n. 09 (2012): Está no ar a 9ª edição! - ISSN 2179-2143

					Visualizar n. 09 (2012): Está no ar a 9ª edição! - ISSN 2179-2143

Cadernos do Tempo Presente

Revista Interdisciplinar de História

Grupo de Estudos do Tempo Presente - UFS

Edição n.º 09, setembro de 2012

 

Os Cadernos do Tempo Presente chegam à 9ª edição com relevantes e diversificadas contribuições acadêmicas, que contam com representações da América Latina e da Europa. Entre os artigos recebidos destaca-se o texto de Laura Maira Bono, docente da Universidade de La Plata, na Argentina, que analisa a política exterior Argentina em referência ao sua antiga batalha pela retomada das Ilhas Malvinas.  Também enfocando uma problemática sul-americana, o pesquisador Antônio Manoel Elíbio Júnior (UEPB) discute sobre as estratégias para a formulação do acordo que criou o Tratado de Cooperação Amazônico (TCA), entre os anos de 1940 e 1978, com a metade envolvendo os oito países da bacia hidrográfica do Rio Amazonas e estreitando a integração regional, potencializando as atividades voltadas para o desenvolvimento econômico, integração física e preservação ambiental.

Também compõe esta publicação duas importantes contribuições no campo do ensino, sendo a primeira delas específica para o campo da História em uma abordagem sobre as formas de controle e avaliação das metodologias de leitura de imagens visuais instituídas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a partir do final da década de 1990, dos pesquisadores João Batista Gonçalves Bueno (UEPB), Maria de Fátima Guimarães (Universidade São Francisco), Arnaldo Pinto Junior (Universidade Federal do Espírito Santo). O segundo texto trata da liderança do professor concebida como um método pedagógico nos cursos de idiomas a distância, a partir dos resultados preliminares de uma pesquisa relativa à metodologia de ensino na Suécia, do professor Alex S. Pruth(Universidade de Dalarna).

Nesta edição constam ainda a reflexão de Maria do Socorro Soares dos Santos (mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural/ICH//UFPel) a respeito da imagem e representações simbólicas presentes em uma clássica fotografia feita em Nova York (1945), uma imagem que configura-se como um documento e dispositivo da memória, bem como o artigo de Daniel Luciano Gevehr (FACCAT), no qual o autor aborda os elementos simbólicos que envolveram a construção – e difusão social - de imagens e representações sobre as mulheres que viviam e trabalhavam na “zona do meretrício”, a partir da análise das fontes impressas pelo “Jornal Panorama”, publicado em Taquara (RS).

Outras contribuições relevantes são as reflexões sobre o torpedeamento da costa de Sergipe pelo submarino alemão U-507, que culminou com a criação do Cemitério dos Náufragos, considerado patrimônio histórico pelo Decreto nº 2.571/1973, de Janaína Cardoso de Mello (UFS) e seu orientando Rafael Santa Rosa Cerqueira, além da comunicação científica de Felipe Paiva (UFS), que estuda a formação da resistência anticolonial e do nacionalismo em Angola, focando os anos da guerra pela libertação nacional (1961-1975).

Por fim, esta edição apresenta as resenhas do filme “Os Vingadores”, através da qual aborda-se a valorização da supremacia americana na criação de tecnologias avançadas, refletindo os espelhos ideológicos no pós Guerra Fria, de Clara Regina Almeida e uma análise do livro “História, Neofascismos e Intolerância: reflexões sobre o Tempo Presente”, coletânea de artigos publicados pelos integrantes do GET cuja autoria é de Irlan Mark Elias Vieira (UFS).

Nessa viagem sobre temas tão diversos e instigantes, desejamos a todos uma excelente leitura!

Os Editores

Publicado: 2014-07-21

Artigos

  • 1. Política Exterior Argentina: la Cuestión de las Ilas Malvinas

    Laura Maira Bono
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i09.2674
  • 2. De Vargas e Geisel: as Estratégias da Política Externa Brasileira para a Criação do Tratado de Cooperação Amazônica - TCA (1940-1978)

    Antônio Manoel Elíbio Júnior
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i09.2675
  • 3. PNLD: as Formas de Controle e Avaliação das Metodologias de Leitura de Imagens Visuais Impressas nos Livros Didáticos de História no Tempo Presente

    João Batista Gonçalves Bueno, Maria de Fátima Guimarães, Analdor Pinto Junior
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i09.2676
  • 4. A Liderança Pedagógica do Professor nos Cursos de Idiomas a Distância

    Alex S. Pruth
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i09.2677
  • 5. O Beijo em Times Square, 1945: o Olho da História

    Maria Socorro Soares dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i09.2678
  • 6. “Essas Mulheres da Zona só Causam Problemas”: Representações de um Meretrício em Terras de Alemães no Sul do Brasil (Taquara – RS)

    Daniel Luciano Geveh
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i09.2679
  • 7. Cemitério dos Náufragos: uma Proposta de Arqueologia Histórica em Sergipe

    Janaína Cardoso de Mello, Rafael Santa Rosa Cerqueira
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i09.2680
  • 8. Sangue do Tempo: Resistência, Nacionalismo e Literatura em Angola

    Felipe Paiva
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i09.2681

Resenhas

  • 1. Os Vingadores como Espelhos Ideológicos Norte-americanos no pós Guerra Fria

    Clara Regina Almeida
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i09.2682
  • 2. História, Neofascismos e Intolerância: Reflexões sobre o Tempo Presente

    Irlan Mark Elias Vieira
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v0i09.2683