3. PNLD: as Formas de Controle e Avaliação das Metodologias de Leitura de Imagens Visuais Impressas nos Livros Didáticos de História no Tempo Presente

Autores/as

  • João Batista Gonçalves Bueno
  • Maria de Fátima Guimarães
  • Analdor Pinto Junior

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i09.2676

Resumen

Neste artigo abordamos as formas de controle e avaliação das metodologias de leitura de imagens visuais instituídas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a partir do final da década de 1990. Procuramos relacioná-los às concepções histórico-pedagógicas vigentes no período, pontuando como essas normas ou concepções teóricas orientaram as formas de tratamento das imagens visuais impressas nos livros didáticos de história. Acreditamos que as normas oficiais de controle de produção e os sistemas de avaliação pelos quais os livros passaram a ser julgados, acabaram por interferir no processo de produção das atividades didáticas e na elaboração de diferentes metodologias de ensino que utilizavam iconografias como fontes documentais.

Palavras-chave: PNLD, Livros Didáticos, Ensino de História, Imagens.

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Publicado

2014-07-21

Cómo citar

Gonçalves Bueno, J. B., de Fátima Guimarães, M., & Pinto Junior, A. (2014). 3. PNLD: as Formas de Controle e Avaliação das Metodologias de Leitura de Imagens Visuais Impressas nos Livros Didáticos de História no Tempo Presente. Cadernos Do Tempo Presente, (09). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i09.2676