4. A Liderança Pedagógica do Professor nos Cursos de Idiomas a Distância
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v0i09.2677Resumen
O propósito dessa apresentação é refletir sobre como a liderança do professor pode ser concebida como um método de ensino nos curso de idiomas dados a distância. Essa forma de ensino oferece um amplo campo para a discussão sobre a relação entre professor e estudante. Em meus estudos anteriores sobre a liderança, busquei investigar como um tipo de liderança pode influenciar diferentes movimentos sociais no Brasil durante a ditadura militar (1964-1985). Neste artigo quero discutir como a liderança de professores pode ser utilizada como um método pedagógico, nos cursos a distância. Focarei a relação entre professor e aluno como um componente chave no desenvolvimento e da qualificação dos cursos. Essa pesquisa constitui parte de um outro projeto "Métodos de Ensino em web-based língua de ensino-mapping", financiado pelo NGL do centro da Universidade de Dalarna. Atualmente estamos na fase de transcrição e análise do material coletado. Nosso interesse em discutir a metodologia adotada pelos professores, o tipo de contato estabelecido entre o professor e o aluno são questões fundamentais estudadas pelo grupo de pesquisa do qual faço parte.
Palavras-chave: Liderança Pedagógica, métodos de ensino, cursos a distância.