PRÁTICAS DE EXTENSÃO RELATIVAS À INSERÇÃO DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: maneiras de expandir a atuação do profissional da informação no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10248Palavras-chave:
Ciência da Informação, Gestão da Informação, Profissional da Informação, Mercado de trabalhoResumo
A pesquisa acadêmica é importante para o desenvolvimento social e econômico do país. Todavia, seja teórica ou não, a pesquisa deve se basear no resultado prático que traz e em como pode contribuir para vida das pessoas e das organizações. As pesquisas devem ser desenvolvidas com perspectivas de aplicação ou de reflexão que levarão ao caminho da prática. É por isso que projetos de extensão são relevantes no âmbito acadêmico; eles viabilizam o trabalho dos pesquisadores. Nesse trabalho, se aborda o campo da Ciência da Informação e, principalmente, a importância da extensão praticada nessa área para a popularização e consistência dos profissionais da informação no mercado de trabalho. Assim, o presente trabalho tem como problema: como as práticas de extensão relativas à inserção da gestão da informação nas organizações podem colaborar com a atuação do profissional da informação no mercado de trabalho? O objetivo é refletir a importância do desenvolvimento de práticas de extensão por parte dos pesquisadores da Ciência da Informação, relativas à inserção da gestão da informação nas organizações, como forma de expandir a atuação do profissional da informação no mercado de trabalho. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica e de natureza qualitativa. Os resultados das discussões demonstraram que as práticas de extensão são capazes de popularizar as áreas que estão inseridas no campo da Ciência da Informação, como Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, de maneira que as pessoas e as organizações passam a conhecer melhor essas áreas e suas relevâncias para os contextos organizacionais. Destaca-se que a inserção dos processos de gestão da informação é o primeiro passo para que os pesquisadores consigam se adentrar as organizações, a fim de buscar reconhecimento da prática profissional de bibliotecários, arquivistas, museólogos e cientistas da informação, como profissionais essenciais para o mercado de trabalho.Downloads
Referências
BETTENCOURT, M. P; CIANCONI, R.B. Gestão do conhecimento: um olhar sob a perspectiva da Ciência da Informação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação. ANCIB. v. 5, n. 1. 2012.
BRASIL, escola superior aberta. Você sabe a diferença entre lato-sensu, strictosensu e MBA?. 2016. Disponível em: <https://www.esab.edu.br/voce-sabe-adiferenca-
entre-lato-sensu-stricto-sensu-e-mba/>. Acesso em: 14 mar. 2018.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK , L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.
ROBREDO, J. Epistemologia da Ciência da Informação Revisitada. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ENANCIB, 2003. p. 1-23.
RODRIGUES, M. Universidade, extensão e mudanças sociais. Uberlândia, 1999. Base de dados do google acadêmico. Disponível em: <http://scholar.googleusercontent/>. Acesso em: 26 ago. 2012.
RODRIGUES, A. L. L; PRATA, M. S; BATALHA, T. B. S. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de graduação- Ciências humanas e sociais, v.1, n. 16, p.141-148, mar. 2013. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/viewFile/494/254>. Acesso em: 14 mar. 2018.
SANTOS, C. D; VALENTIM, M. L. P. As Interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento. v. 4, n. 2, p. 19-33. 2014.
SAEGER, M. M. M. T. et al. Organização, acesso e uso da informação: componentes essenciais ao processo de Gestão da Informação nas organizações. Paginas a&b. s. 3, n. 6, p. 52-64, 2016. Disponível em: <http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/1545/1590>. Acesso em: 14 mar. 2018.
UNIMONTES, V. Ensino, pesquisa e extensão: uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica. Vitória, Novembro de 2011. Disponível em: <https://scholar.google.com/scholar?q=cache:T1JefkUCcqUJ:sc >. Acesso em: 26 ago. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A ConCI adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A ConCI considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na ConCI, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela ConCI.