PRÁTICAS DE EXTENSÃO RELATIVAS À INSERÇÃO DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: maneiras de expandir a atuação do profissional da informação no mercado de trabalho

Autores/as

  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Camila de Biaggi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Ieda Pelógia Martins Damian Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10248

Palabras clave:

Ciência da Informação, Gestão da Informação, Profissional da Informação, Mercado de trabalho

Resumen

A pesquisa acadêmica é importante para o desenvolvimento social e econômico do país. Todavia, seja teórica ou não, a pesquisa deve se basear no resultado prático que traz e em como pode contribuir para vida das pessoas e das organizações. As pesquisas devem ser desenvolvidas com perspectivas de aplicação ou de reflexão que levarão ao caminho da prática. É por isso que projetos de extensão são relevantes no âmbito acadêmico; eles viabilizam o trabalho dos pesquisadores. Nesse trabalho, se aborda o campo da Ciência da Informação e, principalmente, a importância da extensão praticada nessa área para a popularização e consistência dos profissionais da informação no mercado de trabalho. Assim, o presente trabalho tem como problema: como as práticas de extensão relativas à inserção da gestão da informação nas organizações podem colaborar com a atuação do profissional da informação no mercado de trabalho? O objetivo é refletir a importância do desenvolvimento de práticas de extensão por parte dos pesquisadores da Ciência da Informação, relativas à inserção da gestão da informação nas organizações, como forma de expandir a atuação do profissional da informação no mercado de trabalho. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica e de natureza qualitativa. Os resultados das discussões demonstraram que as práticas de extensão são capazes de popularizar as áreas que estão inseridas no campo da Ciência da Informação, como Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, de maneira que as pessoas e as organizações passam a conhecer melhor essas áreas e suas relevâncias para os contextos organizacionais. Destaca-se que a inserção dos processos de gestão da informação é o primeiro passo para que os pesquisadores consigam se adentrar as organizações, a fim de buscar reconhecimento da prática profissional de bibliotecários, arquivistas, museólogos e cientistas da informação, como profissionais essenciais para o mercado de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Tecnóloga em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de Garça, onde realizou Iniciação Científica. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UNESP de Marília-FFC, vinculada à linha de pesquisa: Gestão, Mediação e Uso da Informação e membro do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - FFC)

Camila de Biaggi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-­ Câmpus Marília. Atualmente é discente do Programa de Pós-­Graduação em Ciência da informação, da Linha de Pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação.

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade de São Paulo

Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Possui graduação em Analise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2009), doutorado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2012).

Citas

BETTENCOURT, M. P; CIANCONI, R.B. Gestão do conhecimento: um olhar sob a perspectiva da Ciência da Informação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação. ANCIB. v. 5, n. 1. 2012.

BRASIL, escola superior aberta. Você sabe a diferença entre lato-sensu, strictosensu e MBA?. 2016. Disponível em: <https://www.esab.edu.br/voce-sabe-adiferenca-

entre-lato-sensu-stricto-sensu-e-mba/>. Acesso em: 14 mar. 2018.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK , L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

ROBREDO, J. Epistemologia da Ciência da Informação Revisitada. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ENANCIB, 2003. p. 1-23.

RODRIGUES, M. Universidade, extensão e mudanças sociais. Uberlândia, 1999. Base de dados do google acadêmico. Disponível em: <http://scholar.googleusercontent/>. Acesso em: 26 ago. 2012.

RODRIGUES, A. L. L; PRATA, M. S; BATALHA, T. B. S. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de graduação- Ciências humanas e sociais, v.1, n. 16, p.141-148, mar. 2013. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/viewFile/494/254>. Acesso em: 14 mar. 2018.

SANTOS, C. D; VALENTIM, M. L. P. As Interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento. v. 4, n. 2, p. 19-33. 2014.

SAEGER, M. M. M. T. et al. Organização, acesso e uso da informação: componentes essenciais ao processo de Gestão da Informação nas organizações. Paginas a&b. s. 3, n. 6, p. 52-64, 2016. Disponível em: <http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/1545/1590>. Acesso em: 14 mar. 2018.

UNIMONTES, V. Ensino, pesquisa e extensão: uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica. Vitória, Novembro de 2011. Disponível em: <https://scholar.google.com/scholar?q=cache:T1JefkUCcqUJ:sc >. Acesso em: 26 ago. 2012.

Publicado

2018-11-09

Cómo citar

SANTOS, Beatriz Rosa Pinheiro dos; BIAGGI, Camila de; DAMIAN, Ieda Pelógia Martins. PRÁTICAS DE EXTENSÃO RELATIVAS À INSERÇÃO DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: maneiras de expandir a atuação do profissional da informação no mercado de trabalho. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 153–159, 2018. DOI: 10.33467/conci.v1i2.10248. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/10248. Acesso em: 7 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.