APLICAÇÃO DO OBJETO INFORMAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: maneiras de popularizar a Ciência da Informação perante a sociedade
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10220Keywords:
Educação, Ciência da Informação, InformaçãoAbstract
A ciência da informação é um campo científico que ganha maior destaque no ambiente acadêmico do que no mercado de trabalho, o que resulta na falta de popularidade do campo perante a sociedade. Muitas outras áreas são reconhecidas pelas pessoas tanto em âmbito acadêmico quanto profissional, todavia, quando falamos da ciência da informação, muitos não conhecem exatamente o que é e onde atua um cientista da informação, que é empiricamente reconhecido como um profissional que lida com computação e/ou tecnologia, restritamente. Esse desconhecimento também acontece com algumas profissões relacionadas à ciência da informação, como a biblioteconomia, arquivologia e museologia, que diante desse contexto de pouca valoração acabam correndo o risco de ficarem a mercê do mercado de trabalho. Diante disso, a presente pesquisa tem como problema: a inserção do objeto informação como recurso de valor no processo de ensinoaprendizagem dos estudantes de nível fundamental e médio pode potencializar o reconhecimento popular da ciência da informação e das áreas correlatas? O objetivo geral é discutir a possibilidade de inserir atividades aos estudantes de nível fundamental e médio que demonstrem a importância e o valor da informação na sociedade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica e de natureza qualitativa. Os resultados demonstram que, o objeto informação é a base para o desenvolvimento da comunidade escolar, sendo o veículo de conteúdos que proporciona a aquisição de conhecimentos. Como considerações finais, destaca-se que o valor da informação é imprescindível as atividades de ensinoaprendizagem para sanar as necessidades dos alunos do ensino fundamental e médio, ressaltando o papel da Ciência da Informação na área educacional.Downloads
References
BELLUZZO, R, C B. Competências e novas condutas de Gestão: diferenciais entre bibliotecas e sistemas de informação. In: VALENTIM, M. L. P. (Ed.). Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
BORKO, H. Information science: what is it?. American Documentation, v. 19, n. 1, p. 3-5, 1968. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.5090190103 abstract>. Acesso em: 20 jan. 2018.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000. 630p.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac Editora, 2003. DE SORDI, J. O. Administração da informação: fundamentos e práticas para uma nova gestão do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2008. 122p.
NAGEL, L. H. A sociedade do conhecimento no conhecimento dos educadores. Revista Urutágua, Maringá, v. 1, n. 4, maio. 2002. Disponível em: <http://www.urutagua.uem.br//04edu_lizia.htm >. Acesso em: 20 jan. 2018.
OLIVEIRA, S. Tratado de metodologia cientifica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 2010.
TERUYA, T. Trabalho e educação na era midiática: um estudo sobre o mundo do trabalho na era da mídia e seus reflexos na educação. Maringá: Eduem, 2006. 185p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
ConCI adopts the CC BY 4.0 License , where licensees have the right to copy, distribute, display and perform the work and make derivative works from it, provided that due credit is given to the author or licensor.
ConCI considers that the author holds the copyright on his/her production, but the author must agree to grant the journal the right to the first publication. In addition, the author must agree that:
• in any publications in institutional repositories, book chapters or other productions resulting from works published in ConCI, due credit must be given to the initial publication.
• are authorized to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any time before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the work published by ConCI.