LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS

APLICATIVOS DE REALIDADE AUMENTADA E PRÁTICAS SOCIAIS DE PRÁTICAS LINGUÍSTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.19983

Palavras-chave:

práticas sociais de linguagem, Sergipe, inglês, realidade aumentada

Resumo

O ensino de inglês, historicamente centrado em paradigmas estruturais, enfrenta desafios com a ascensão das tecnologias digitais nas interações sociais. A realidade aumentada (RA), ao integrar elementos virtuais a ambientes reais, oferece potencial transformador. O presente trabalho, "Inglês na Escola Pública: Realidade Aumentada e Práticas de Linguagem", explora a integração da RA em aulas de língua inglesa. Com base em planos de professores em Sergipe, dados de um curso de formação de professores, realizado em 2021, são analisados por meio da Pesquisa-Docente de Freeman (1998). Resultados destacam o potencial da realidade aumentada no ensino público de inglês, ressaltando a importância de cursos de formação de professores na eficaz implementação de tecnologias educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anthony Sátiro de Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Fluente em Língua Inglesa. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras, com ênfase nas línguas inglesa e portuguesa e tecnologias digitais no ensino de línguas. Membro do grupo TECLA- Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada. Bolsista CNPq pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Desenvolvimento da pesquisa: "ChatGPT na Linguística Aplicada: uma revisão bibliográfica".

Paulo Boa Sorte, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Professor Associado do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2024-10-14

Como Citar

Araújo, A. S. de, & Boa Sorte, P. (2024). LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS: APLICATIVOS DE REALIDADE AUMENTADA E PRÁTICAS SOCIAIS DE PRÁTICAS LINGUÍSTICAS. Revista De Estudos De Cultura, 10(25). https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.19983