DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA INTERCULTURAL

INTERSECÇÕES ENTRE O ESPANHOL E AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21278

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, educação linguística intercultural, currículo, espanhol

Resumo

Neste estudo interpretativista dialogamos com os objetivos de desenvolvimento sustentável, metas estabelecidas pela Agenda 2030, e a educação linguística intercultural. Para tanto, observamos a língua espanhola no Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Sergipe. Propomos identificar estratégias interculturais no material. Apoiadas nisso, recorremos às práticas curriculares pós-críticas (Silva, 2016), com ênfase no espanhol (Autor, 2022), interseccionadas com a Interculturalidade Crítica (Walsh, 2009). Observamos que o currículo de Sergipe, no âmbito da educação linguística da língua espanhola, possui propostas potencialmente decoloniais para uma construção cidadã cujos estilos de vida sejam sustentáveis, isto é, uma sociedade mais inclusiva e não-violenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doris Cristina Vicente da Silva Matos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Letras e graduada em Letras Português-Espanhol, ambos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora associada da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atua na graduação, no Departamento de Letras Estrangeiras, e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFS), na Linha de Pesquisa em Linguística Aplicada.

Isabella Silva dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda na área de Estudos Linguísticos, na Linha de Pesquisa em Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e mestra em Educação pela Universidade Tiradentes (Unit). É professora efetiva da rede estadual de ensino, vinculada à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-SE), e exerce o cargo de Diretora do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (SEADES).

Jakelliny Almeida Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestra na área de Estudos Linguísticos, na Linha de Pesquisa em Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pós-graduanda lato sensu no curso de ‘Ciências da Linguagem com Ênfase no Ensino de Língua Portuguesa’ da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e exerce função de tutora, no curso de Letras Espanhol EaD, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

2024-10-14

Como Citar

Matos, D. C. V. da S., Santos, I. S. dos, & Santos, J. A. (2024). DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA INTERCULTURAL: INTERSECÇÕES ENTRE O ESPANHOL E AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES. Revista De Estudos De Cultura, 10(25), 1–16. https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21278