ENTRE VOZES, GESTOS E SILÊNCIOS

AS OBRAS DE CLARICE LISPECTOR E DE ISABELA FREITAS FORMANDO LEITORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.21840

Palavras-chave:

literatura youtuber, literatura canônica, conversa literária, escuta atenta

Resumo

Na presente proposta, apresentamos um recorte da tese de doutoramento ainda em curso. As narrativas Não se apega, não, da youtuber Isabela Freitas, e Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector, foram lidas integralmente numa turma de 1º ano do Ensino Médio. A partir das análises dos dados, organizamos quatro categorias de leitura: identificação, construção coletiva de hipóteses, engajamento e comparação. Por fim, foi possível perceber que as narrativas promoveram a conexão das vivências e experiências dos discentes às obras, permitindo que a subjetividade desses leitores em formação funcionasse como um incentivo para a compreensão literária.

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Biografia do Autor

Sheila Vieira Nanes dos Santos Galvão, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino – PPGLE/UFCG, na área de Estudos Literários. Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras – UPE/Campus Garanhuns) Campina Grande – PB, Brasil.

José Edilson de Amorim, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Letras na na Universidade Federal da Paraíba. É professor associado da Universidade Federal de Campina Grande, com atuação na Unidade Acadêmica de Letras, onde dá aulas de Literatura e desenvolve atividades de pesquisa com os seguintes temas: literatura e sociedade; leitura do do texto leiterário: análise e interpretação; Machado de Assis e o século XIX no Brasil; literatura rgionalista (Graciliano Ramos e José Lins do Rêgo entre outros autores brasileiros).

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Publicado

2025-01-04

Como Citar

Galvão, S. V. N. dos S., & Amorim, J. E. de. (2025). ENTRE VOZES, GESTOS E SILÊNCIOS: AS OBRAS DE CLARICE LISPECTOR E DE ISABELA FREITAS FORMANDO LEITORES. Revista De Estudos De Cultura, 10(26), 1–16. https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.21840