ENTRE VOZES, GESTOS E SILÊNCIOS
AS OBRAS DE CLARICE LISPECTOR E DE ISABELA FREITAS FORMANDO LEITORES
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.21840Palavras-chave:
literatura youtuber, literatura canônica, conversa literária, escuta atentaResumo
Na presente proposta, apresentamos um recorte da tese de doutoramento ainda em curso. As narrativas Não se apega, não, da youtuber Isabela Freitas, e Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector, foram lidas integralmente numa turma de 1º ano do Ensino Médio. A partir das análises dos dados, organizamos quatro categorias de leitura: identificação, construção coletiva de hipóteses, engajamento e comparação. Por fim, foi possível perceber que as narrativas promoveram a conexão das vivências e experiências dos discentes às obras, permitindo que a subjetividade desses leitores em formação funcionasse como um incentivo para a compreensão literária.
Downloads
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira. BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988. 176 p.
BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Tradução de Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
CHAMBERS, Aidan. Dime: los niños, la lectura y la conversación. Tradução de Ana Tamarit Amieva. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ª ed., 6ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016. 139 p. 67-73.
RIOS, Demerval Ribeiro. Grande dicionário unificado da língua portuguesa. São Paulo: DCL, 2009.
FREITAS, Isabela. Não se apega, não. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
JOUVE, Vicent. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetiva. Tradução Neide Luzia de Rezende. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard;
REZENDE, Neide Luzia de. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 53-65.
LEBRUN, Marlène. A Emergência e o choque das subjetividades de leitores do maternal ao ensino médio graças ao espaço interpretativo aberto pelos comitês de leitura. Tradução Gabriela Rodella de Oliveira. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 133-148.
ROUXEL, Annie. Autobiografia de leitor e identidade literária. Tradução Neide Luzia de Rezende. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 67-101.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.