LEITURA SUBJETIVA E ESCOLA

TENSÕES E CAMINHOS PARA LEITURA LITERÁRIA

Autores

Palavras-chave:

subjetividade, literatura, ensino, identidade

Resumo

A leitura subjetiva continua a ser um tema instigante desde o colóquio “Sujeitos leitores e ensino de literatura” (França, 2004). Neste, vários autores problematizam a aproximação entre leitura e subjetividade, estabelecendo tensões entre os objetivos de ensino e a formação leitora, sobre as quais refletiremos neste estudo. Refletimos ainda como a escola pode se utilizar dos transbordamentos subjetivos no favorecimento da experiência estética, avançando para a instância interpretativa da obra literária. Utilizamo-nos de alguns termos da estética da recepção (Iser, Jauss 2002) para situar como estes agem na vivência subjetiva do texto e como podem favorecer o entendimento da relação entre subjetividade e identidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Vicente do Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda no Programa de pós-graduação em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG).

Naelza Wanderley de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e Pós-doutorado na área de Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é professora Titular da Universidade Federal de Campina Grande, integrando o corpo docente do Curso de Engenharia Florestal (UAEF/CSTR/UFCG), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCF/CSTR/UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE /UAL/ UFCG). 

Referências

BARTHES, Roland. Sur la lecture. In: Le Bruissement de la langue. Paris: Seuil, 1984. p. 37-47. (Coll. Points- Essais, 4).

CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 4.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004.

COMPAGNON, Antoine. Le Démon de la théorie: littérature et sens commun. Paris: Seuil, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In.: A literatura e o leitor: Textos de estética da recepção. Coord. e trad. de Luiz Costa Lima. 2. ed. 2002. p. 105-118.

JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção: colocações gerais. In: A literatura e o leitor: Textos de estética da recepção. Coord. e trad. de Luiz Costa Lima. 2. ed. 2002. p. 67- 84.

LARROSA, J. (2011). EXPERIÊNCIA E ALTERIDADE EM EDUCAÇÃO. Reflexão E Ação, 19(2), 04-27. https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2444

ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Tradução adaptada, com a devida autorização, de “Pratiques de lectures: quelles voies pour favoriser l’expression du sujet lecteur?”, publicado em Le Français Aujourd’hui, Paris, v. 2, n. 157, p. 65-73, 2007.

CADERNOS DE PESQUISA v.42 n.145 p.272-283 jan./abr. 2012 Disponível em: SciELO - Brasil - Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Acessado em 17 de setembro de 2024.

ROUXEL, Annie. A tensão entre utilizar e interpretar na recepção de obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 151-164.

JOUVE, V. A Leitura como retorno a si: do interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, A. LANGLADE, G. REZENDE N. L. de. Leitura subjetiva e ensino de literatura; Seleção de texto Annie Rouxel e Gérard Langlade; Coordenção da edição brasileira Neide Luzia de Rezende; Tradução: Amaury C. Moraes... [et al.] Coordenação da revisão e revisão técnica Neide Luzia Rezende, Rita Jover- Faleiros. São Paulo: Alameda, 2013.

LANGLADE, G. O sujeito leitor, autor da singularidade da obra. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. Tradução de Amaury C. Moraes et al. São Paulo: Alameda, 2013. p. 25-38.

MAZAURIC, C. Les moi volatils des guerres perdues: A leitura, construção ou desconstrução do sujeito? In: ROUXEL, A. LANGLADE, G. REZENDE N. L. de. Leitura subjetiva e ensino de literatura; Seleção de texto Annie Rouxel e Gérard Langlade; Coordenção da edição brasileira Neide Luzia de Rezende; Tradução: Amaury C. Moraes... [et al.] Coordenação da revisão e revisão técnica Neide Luzia Rezende, Rita Jover- Faleiros. São Paulo: Alameda, 2013.

ROUXEL, A. Ensino de Literatura: experiência estética na formação do leitor. Tradutoras: Maria Rennally Soares da Silva, Josilene Pinheiro Mariz. In: Memórias da Borborema 4: Discutindo a literatura e o seu ensino. José Helder Pinheiro Alves (Org.) – Campina Grande, Abralic, 2014.

Downloads

Publicado

2025-01-04

Como Citar

Nascimento, A. V. do, & Araújo, N. W. de. (2025). LEITURA SUBJETIVA E ESCOLA : TENSÕES E CAMINHOS PARA LEITURA LITERÁRIA. Revista De Estudos De Cultura, 10(26), 1–14. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/revec/article/view/21892