MINHA VIDA TÁ UM MAR DE BERING

LEITURA SUBJETIVA DO MINICONTO “CONFISSÃO” NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.22317

Palavras-chave:

leitura subjetiva, eduação literária, miniconto, imaginário do leitor

Resumo

O artigo propõe uma discussão sobre a leitura subjetiva a partir de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) com uma turma da Educação de Jovens e Adultos (Melo, 2023). Com base nos estudos sobre Educação Literária e Leitura Subjetiva (Rouxel 2012, 2013b; Rouxel & Langlade, 2013 e 2020; Dalvi, 2018), retomam-se cenas de uma Roda de Conversa Literária com o miniconto “Confissão” de Lygia Fagundes Telles no intuito de destacar a apropriação singular por um grupo de estudantes trabalhadores. A análise destaca a importância da curadoria dos textos literários, assim como a didática das Rodas de Conversa Literárias em que a leitura subjetiva é um dos elementos centrais do processo de formação dos leitores.

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Biografia do Autor

Clecio dos Santos Bunzen Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Possui pós-doutorado na Universidade do Minho (Braga, Portugal) no Instituto de Educação. Atua como professor do Departamento de Ensino e Currículo (DCE) da Universidade Federal de Pernambuco. Atua em dois programas de pós-graduação da UFPE: o Mestrado Profissional PROFLETRAS (UFPE) e o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL).

Elisabeth Maria de Melo, Secretaria de Educação de Pernambuco

Possui mestrado pelo  Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (PPGPL/UFPE).

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Publicado

2025-01-04

Como Citar

Bunzen Júnior, C. dos S., & Melo, E. M. de. (2025). MINHA VIDA TÁ UM MAR DE BERING: LEITURA SUBJETIVA DO MINICONTO “CONFISSÃO” NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista De Estudos De Cultura, 10(26), 1–14. https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.22317