MEMORIAIS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.22318

Palavras-chave:

autobiografia de leitor, formação de leitor, práticas de leituras literária, formação docente

Resumo

Este artigo apresenta análise parcial de um corpus de 102 memoriais de leitura coletados em 2015 entre licenciandos na disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa II e estudantes da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa: Alfabetização, ambas da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A proposta de produção de tais memoriais teve como objetivo proporcionar uma reflexão aos estudantes sobre sua formação como leitores. Por meio da análise do material, categorias de sujeitos leitores foram construídas. Constataram-se aspectos importantes e recorrentes nesses textos autobiográficos, como o papel fundamental da mediação no desenvolvimento de práticas de leitura literária, entraves e dificuldades em tais práticas e matizes na formação dos sujeitos leitores.

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Biografia do Autor

Bruna de Almeida Costa, Universidade Estadual da Bahia

Mestranda em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), pós-graduada em Teoria Psicanalítica pela Faculdade da Região Serrana (Farese) (EAD), pós-graduada em Neurociência do Desenvolvimento pela Uniamérica (EAD). 

Gabriela Rodella de Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), Campus Sosígenes Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e orientadora plena no Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP.

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Publicado

2025-01-04

Como Citar

Costa, B. de A., & Oliveira, G. R. de. (2025). MEMORIAIS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS. Revista De Estudos De Cultura, 10(26), 1–14. https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.22318