MEMORIAIS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.22318Palavras-chave:
autobiografia de leitor, formação de leitor, práticas de leituras literária, formação docenteResumo
Este artigo apresenta análise parcial de um corpus de 102 memoriais de leitura coletados em 2015 entre licenciandos na disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa II e estudantes da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa: Alfabetização, ambas da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A proposta de produção de tais memoriais teve como objetivo proporcionar uma reflexão aos estudantes sobre sua formação como leitores. Por meio da análise do material, categorias de sujeitos leitores foram construídas. Constataram-se aspectos importantes e recorrentes nesses textos autobiográficos, como o papel fundamental da mediação no desenvolvimento de práticas de leitura literária, entraves e dificuldades em tais práticas e matizes na formação dos sujeitos leitores.
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