ESSE PERSONAGEM É SURDO? LEITURAS SUBJETIVAS DE LIVROS ILUSTRADOS SEM PALAVRAS FEITAS POR SURDOS UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.22360

Palavras-chave:

mediação, camada autobiográfica, identidade surda, narrativa

Resumo

O presente trabalho busca analisar as experiências de leitura subjetiva de alunos surdos universitários em práticas de mediação de leitura de livros ilustrados sem palavras. Como suporte teórico, contamos principalmente com Arizpe (2013) e Bértolo (2014), para tratarmos de camadas e caminhos de leitura, e apresentamos exemplos de leitura subjetiva de três livros: “O Menino-Vazio”, “Cena de Rua” e “A Chegada”. Durante a mediação, houve a identificação dos personagens principais como surdos, dentre outras leituras realizadas a partir de experiências individuais, mesmo que não houvesse nenhuma indicação de que esses personagens fossem surdos de fato ou que foram pensados por seus autores dessa forma quando estavam sendo construídos.

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Biografia do Autor

Leila Rachel Barbosa Alexandre, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Linguística (UFMG). Docente efetiva na Universidade Federal do Piauí (UFPI), vinculada ao curso de Licenciatura em Letras-Libras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras. 

 

Deuselania de Sousa Ferreira, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Letras-Libras (UFPI). Mestranda em Letras (PPGL/UESPI).

 

 

Luann da Costa Silva Carneiro, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Letras-Libras (UFPI). Professor (SEMECT/Caxias-MA).

 

 

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Publicado

2025-01-19

Como Citar

Alexandre, L. R. B., Ferreira, D. de S., & Carneiro, L. da C. S. (2025). ESSE PERSONAGEM É SURDO? LEITURAS SUBJETIVAS DE LIVROS ILUSTRADOS SEM PALAVRAS FEITAS POR SURDOS UNIVERSITÁRIOS. Revista De Estudos De Cultura, 10(26), 173–190. https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.22360