ESSE PERSONAGEM É SURDO? LEITURAS SUBJETIVAS DE LIVROS ILUSTRADOS SEM PALAVRAS FEITAS POR SURDOS UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.22360Palavras-chave:
mediação, camada autobiográfica, identidade surda, narrativaResumo
O presente trabalho busca analisar as experiências de leitura subjetiva de alunos surdos universitários em práticas de mediação de leitura de livros ilustrados sem palavras. Como suporte teórico, contamos principalmente com Arizpe (2013) e Bértolo (2014), para tratarmos de camadas e caminhos de leitura, e apresentamos exemplos de leitura subjetiva de três livros: “O Menino-Vazio”, “Cena de Rua” e “A Chegada”. Durante a mediação, houve a identificação dos personagens principais como surdos, dentre outras leituras realizadas a partir de experiências individuais, mesmo que não houvesse nenhuma indicação de que esses personagens fossem surdos de fato ou que foram pensados por seus autores dessa forma quando estavam sendo construídos.
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