PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RPPN: INSTRUMENTOS PARA A PESQUISA DE CAMPO

Autores

  • Isabelle Blengini
  • Cae Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.12846

Resumo

A pesquisa apresentada nesse artigo, realizada no âmbito das pesquisas em educação ambiental, foca as Reservas Particulares do Patrimônio Naturais (RPPN), uma categoria de Unidade de Conservação cujos usos permitidos incluem atividades de cunhos científico, cultural, educacional, recreativo e de lazer. Considerando essa dimensão, a pesquisa apresentada teve como objetivo verificar possibilidades associadas à educação ambiental na Reserva do Caju, RPPN localizada na cidade de Itaporanga D’Ajuda, no estado de Sergipe. Nesse artigo, o foco foi a apresentação do método utilizado para a pesquisa, mais especificamente, os instrumentos utilizados para a pesquisa de campo, ambos elaborados especificamente para a pesquisa, sendo eles: (a) tabela de observação centrada no ambiente; e (b) questionário para contextualização ambiental. As categorias presentes nos instrumentos foram elaboradas a partir dos objetivos específicos da pesquisa, tendo como base a legislação para RPPN que normatiza as atividades que podem ser realizadas nessas áreas. A partir dos resultados apresentados nesse artigo como amostra, concluise que os instrumentos utilizados ofereceram uma amostra bastante satisfatória de dados, em âmbito quantitativo e qualitativo. Compreendendo a possibilidade de tabulação dos dados com utilização do editor de planilhas Microsoft Office Excel, observa-se também relevante potencial para a realização de estudos comparativos.

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Publicado

01.01.2020

Como Citar

Blengini, I., & Rodrigues, C. (2020). PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RPPN: INSTRUMENTOS PARA A PESQUISA DE CAMPO. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 6(2), 83–95. https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.12846