PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RPPN: INSTRUMENTOS PARA A PESQUISA DE CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.12846Resumo
A pesquisa apresentada nesse artigo, realizada no âmbito das pesquisas em educação ambiental, foca as Reservas Particulares do Patrimônio Naturais (RPPN), uma categoria de Unidade de Conservação cujos usos permitidos incluem atividades de cunhos científico, cultural, educacional, recreativo e de lazer. Considerando essa dimensão, a pesquisa apresentada teve como objetivo verificar possibilidades associadas à educação ambiental na Reserva do Caju, RPPN localizada na cidade de Itaporanga D’Ajuda, no estado de Sergipe. Nesse artigo, o foco foi a apresentação do método utilizado para a pesquisa, mais especificamente, os instrumentos utilizados para a pesquisa de campo, ambos elaborados especificamente para a pesquisa, sendo eles: (a) tabela de observação centrada no ambiente; e (b) questionário para contextualização ambiental. As categorias presentes nos instrumentos foram elaboradas a partir dos objetivos específicos da pesquisa, tendo como base a legislação para RPPN que normatiza as atividades que podem ser realizadas nessas áreas. A partir dos resultados apresentados nesse artigo como amostra, concluise que os instrumentos utilizados ofereceram uma amostra bastante satisfatória de dados, em âmbito quantitativo e qualitativo. Compreendendo a possibilidade de tabulação dos dados com utilização do editor de planilhas Microsoft Office Excel, observa-se também relevante potencial para a realização de estudos comparativos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).