Decolonialidade Quadrinística e Educação Ambiental
analisando a colonialidade do viver em Contos dos Orixás
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14323Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos; Decolonialidade Quadrinística; Educação em Ciências; Educação Ambiental.Resumo
As Histórias em Quadrinhos (HQs) são detentoras de uma linguagem que combina textos e imagens as HQs possibilitam novas discussões e ampliação de compreensões sobre temáticas diversas. A discussão relaciona quadrinhos com as teorias decoloniais, para discutir temáticas voltadas às relações entre humano-natureza. A decolonialidade propõe mudanças ao partir da perspectiva do subalterno. Objetivando demonstrar como a Decolonialidade Quadrinística contribui para novas discussões para o campo da Educação Ambiental, é realizada uma análise da HQ Contos dos Orixás, de Hugo Canuto. Com o aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso franco-brasileira, a obra é analisada, apontando sobre possibilidades de uma vivência harmônica e não-exploratória da natureza, entendendo a humanidade como integrante do ambiente e como as relações espirituais-mágicas que povos tradicionais possuem, reforçam esse modo de viver. Esses pontos discutidos a partir dos quadrinhos, possibilitam reflexões sobre a forma de viver, sendo importantes de serem levadas para a educação em ciências.
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