Descolonialidad cuadrinística y educación ambiental: analizando la colonialidad de vivir en Contos dos Orixás

analisando a colonialidade do viver em Contos dos Orixás

Autores/as

  • Kassiano Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patricia Montanari Giraldi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14323

Palabras clave:

Histórias em Quadrinhos; Decolonialidade Quadrinística; Educação em Ciências; Educação Ambiental.

Resumen

Los cómics tienen un lenguaje que combina textos e imágenes, los HQ permiten nuevas discusiones y una mayor comprensión sobre diferentes temas. La discusión relaciona HQs con las teorías descoloniales, para discutir temas relacionados con la relación entre humano-naturaleza. La descolonialidad propone cambios desde la perspectiva del subordinado. Con el fin de demostrar cómo la Descolonialidad Cuadrinística contribuye a las  discusiones en el campo de la Educación Ambiental, se realiza un análisis de HQ Contos dos Orixás, de Hugo Canuto. Con el aporte teórico-metodológico del Análisis del Discurso Franco-Brasileño,  apuntando a las posibilidades de una experiencia armoniosa y no exploratoria de la naturaleza, entendiendo a la humanidad como parte del medio ambiente y como las relaciones espiritual-mágicas que los pueblos tradicionales tener, reforzar esta forma de vida. Estos puntos discutidos desde los cómics, permiten reflexiones sobre la forma de vivir, siendo importantes para llevarlos a la educación científica.

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Biografía del autor/a

Kassiano Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - campus Senhor do Bonfim - BA. Mestre em Educação Cientifica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como bolsista do PIBID e posteriormente como bolsista de extensão. Possui experiência no ensino de Ciências, Física e Química. Participante do Grupos de Pesquisa Literaciências (UFSC) e História, Ciência e Cultura (UNIVASF). Os interesses de pesquisa versam sobre Histórias em Quadrinhos para o ensino de ciências, análise de discurso e decolonialidade.

Patricia Montanari Giraldi, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação, Licenciatura Plena, em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa. Atua na área de pesquisa e ensino em Educação em Ciências e Biologia, com foco nos seguintes temas: linguagem do/no ensino de Ciências e Biologia, implicações sociais das ciências e tecnologias e justiça social, literatura e educação em ciências, autoria, justiça social e educação em ciências. É professora Associada na Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), atuando no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Está credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), orientando mestrados e doutorados. Foi coordenadora do Projeto de Pró-Mobilidade acadêmica internacional UFSC -Universidade Nacional de Timor Lorosae entre 2015 e 2017. Coordena o projeto de Internacionalização (Print CAPES UFSC) Repositório de Práticas Interculturais. Atua como pesquisadora junto ao grupo de pesquisa DICITE (Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação). É líder do grupo de pesquisa Literaciências.

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Publicado

2020-10-29

Cómo citar

Ferreira, K., & Montanari Giraldi, P. . (2020). Descolonialidad cuadrinística y educación ambiental: analizando la colonialidad de vivir en Contos dos Orixás: analisando a colonialidade do viver em Contos dos Orixás. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(Especial), 1–15. https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14323