Quadrinistic Decoloniality and Environmental Education: analyzing the coloniality of living in Contos dos Orixás

analisando a colonialidade do viver em Contos dos Orixás

Authors

  • Kassiano Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patricia Montanari Giraldi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14323

Keywords:

Histórias em Quadrinhos; Decolonialidade Quadrinística; Educação em Ciências; Educação Ambiental.

Abstract

Comic Books (HQs) have a language that combines texts and images, HQs allow for new discussions and broadening of understandings on different topics. The discussion relates comics with decolonial theories, to discuss themes related to the relationship between human-nature. Decoloniality proposes changes from the perspective of the subordinate. In order to demonstrate how Quadrinistic Decoloniality contributes to new discussions in the field of Environmental Education, an analysis of HQ Contos dos Orixás, by Hugo Canuto, is carried out. With the theoretical-methodological contribution of the Franco-Brazilian Discourse Analysis, the work is analyzed, pointing to possibilities of a harmonious and non-exploratory experience of nature, understanding humanity as part of the environment and as the spiritual-magical relationships that traditional peoples have, reinforce this way of living. These points discussed from the comics, allow reflections on the way of living, being important to be taken to science education.

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Author Biographies

Kassiano Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - campus Senhor do Bonfim - BA. Mestre em Educação Cientifica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como bolsista do PIBID e posteriormente como bolsista de extensão. Possui experiência no ensino de Ciências, Física e Química. Participante do Grupos de Pesquisa Literaciências (UFSC) e História, Ciência e Cultura (UNIVASF). Os interesses de pesquisa versam sobre Histórias em Quadrinhos para o ensino de ciências, análise de discurso e decolonialidade.

Patricia Montanari Giraldi, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação, Licenciatura Plena, em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa. Atua na área de pesquisa e ensino em Educação em Ciências e Biologia, com foco nos seguintes temas: linguagem do/no ensino de Ciências e Biologia, implicações sociais das ciências e tecnologias e justiça social, literatura e educação em ciências, autoria, justiça social e educação em ciências. É professora Associada na Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), atuando no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Está credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), orientando mestrados e doutorados. Foi coordenadora do Projeto de Pró-Mobilidade acadêmica internacional UFSC -Universidade Nacional de Timor Lorosae entre 2015 e 2017. Coordena o projeto de Internacionalização (Print CAPES UFSC) Repositório de Práticas Interculturais. Atua como pesquisadora junto ao grupo de pesquisa DICITE (Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação). É líder do grupo de pesquisa Literaciências.

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Published

2020-10-29

How to Cite

Ferreira, K., & Montanari Giraldi, P. . (2020). Quadrinistic Decoloniality and Environmental Education: analyzing the coloniality of living in Contos dos Orixás: analisando a colonialidade do viver em Contos dos Orixás. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(Especial), 1–15. https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14323