Pesquisa em Educação Ambiental e políticas públicas
duas décadas de produção científica no Encontro Pesquisa em Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19718Palavras-chave:
Campo científico, EPEA, Políticas PúblicasResumo
A pesquisa analisou produções científicas sobre políticas públicas nos Anais do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período de 2001 a 2019. Este evento possui abrangência nacional e importância na formação do campo científico da educação ambiental brasileira. A pesquisa seguiu uma metodologia qualiquantitativa, conjugando análise estatística descritiva e análise textual para a formação de categorias emergentes. Foram identificados 100 trabalhos, que representam 12% da totalidade dos artigos publicados no EPEA ao longo de dez edições. A maioria vem da região Sudeste e de universidades públicas. A primeira autoria é predominantemente de mulheres, 70% dos trabalhos e destaca-se a forte presença de mestres e doutores, bem como de estudantes da pós-graduação. Sobre as temáticas dos trabalhos, foram formadas onze categorias, sendo mais expressivas "Políticas de educação ambiental e a educação básica" e “Programas, projetos e ações de educação ambiental”.
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