Sujeito em Educação Ambiental
reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19769Palavras-chave:
Psicanálise, Temática ambiental, Educação Ambiental, Formação do SujeitoResumo
Nosso objetivo, neste trabalho, é discutir possíveis significados sobre a nomeação de sujeitos em relatos de pesquisa que fazem referências a processos de formação do sujeito a partir de práticas em EA. O estudo de tais processos não é recente, e ao longo dos anos nomeações diversas procuram delinear e caracterizar perfis. Este artigo é parte de um estudo mais amplo, em nível de pós-doutoramento. Nesse sentido, notamos que algo desse sujeito sempre escapa, insistindo em retornar, sob a forma de variados nomes, como marca. Assim, neste texto em particular, nos colocamos em um exercício teórico sobre esse processo, fundamentando-nos nas considerações de vários estudiosos da teoria psicanalítica. É possível afirmar que as nomeações podem ser tomadas como efeito da articulação de uma cadeia de significantes no discurso de cada pesquisador; além disso tais nomeações inscrevem características e distinções próprias, tal como um nome próprio, como letra.
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