A(s) Mulheres raizeiras do cerrado
saberes tradicionais
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v11.20001Palavras-chave:
Educação ambiental. Raizeiras do Cerrado. Saberes Tradicionais., Traditional Knowledge. Raizeiras (healers) of Cerrado. Environmental Education., Conocimientos Tradicionales. Raíces del Cerrado. Educación AmbientalResumo
As mulheres raizeiras do Cerrado reúnem uma diversidade de saberes, cujos processos de aprendizagem acontecem oralmente no cotidiano das suas comunidades. Nosso objetivo foi investigar e refletir sobre o processo de transmissão dos saberes de cura e cuidado com a vida, a partir da escuta sensível das narrativas de duas mestras raizeiras. Buscamos compreender a importância dos vínculos afetivos nas suas práticas pedagógicas, tecidas na partilha de saberes tradicionais sobre plantas medicinais. As narrativas dessas mestras evidenciam que a ancestralidade e os laços afetivos com seus territórios contribuem para manter vivos os saberes originários, bem como para a preservação do Cerrado. Foi possível constatar, portanto, conexões pedagógicas entre a transmissão de saberes tradicionais e as práticas de educação ambiental em espaços não escolares.
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